Cremers avalia condições do hospital de Osório, que atende 21 municípios do Litoral
Nesta terça-feira (10), o Hospital São Vicente de Paulo, localizado em Osório, recebeu uma equipe do Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremers para uma inspeção detalhada.
A ação atendeu a uma solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e teve como objetivo avaliar a estrutura de atendimento, com foco nos serviços de urgência e emergência disponíveis para a população.
Os médicos fiscais do Cremers revisaram o funcionamento geral da instituição, incluindo as instalações físicas, o fluxo de atendimento, e conversaram diretamente com os profissionais de saúde para entender melhor as escalas de trabalho e a disponibilidade de leitos.
Além disso, verificaram o processo de transferência de pacientes, a adequação de medicamentos, equipamentos, insumos e o acesso a exames.
Durante a reunião com a direção do hospital, a equipe de fiscalização buscou informações detalhadas sobre a gestão atual.
Desde outubro de 2022, o hospital está sob intervenção judicial, com a administração temporariamente nas mãos do Estado, após determinação do MP-RS.
De acordo com a médica Eleonora Gehlen Walcher, que faz parte da Comissão de Interdição do hospital, a instituição é estratégica para a região, atendendo a 21 municípios na área ambulatorial e sete municípios nos serviços de urgência e emergência pelo SUS, convênios e particulares.
Walcher também ressaltou a capacidade do hospital em ampliar os serviços atualmente oferecidos.
Atualmente, o hospital registra cerca de 1.700 atendimentos mensais nas áreas de urgência e emergência.
Com 115 leitos, sendo dez de UTI, a instituição conta com uma equipe de 190 médicos, dos quais 80 são dedicados exclusivamente ao SUS, todos contratados como Pessoa Jurídica (PJ).
Com base no relatório que será elaborado após a fiscalização, o Defis se reunirá com a direção técnica do hospital para apresentar possíveis recomendações e propor ajustes nas condutas e procedimentos, se necessário.
O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, reforçou a importância da fiscalização para garantir a segurança e qualidade dos serviços médicos prestados.
“A fiscalização é essencial para assegurar tanto a segurança dos profissionais quanto a qualidade do atendimento à população”, afirmou.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp