Alerta laranja no RS: veja o que esperar do tempo nos próximos dias
Geral

Alerta laranja no RS: veja o que esperar do tempo nos próximos dias

Na quinta-feira (19), diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo o Noroeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Costa Doce, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), serão impactadas por fortes chuvas e temporais.

Frigorifico Borrussia

O fenômeno será causado pelo aumento da umidade proveniente do Norte do país, combinado com uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão no Paraguai.

Risco de Tempestades Severas com Ventos Fortes

A Defesa Civil do RS prevê tempestades severas, acompanhadas de raios, granizo e ventos intensos que podem atingir velocidades de 70 a 90 km/h, podendo ultrapassar 100 km/h em áreas isoladas, especialmente na fronteira com o Uruguai e no Oeste gaúcho.

Durante a noite, essas condições meteorológicas se espalharão pelas regiões da Campanha, Sul, Missões, Centro e Costa Doce, com acumulados de chuva entre 40 e 70 mm/dia no Centro-Oeste, Campanha e Noroeste, enquanto as demais regiões devem registrar entre 10 e 25 mm/dia.

Feira dos Retalhos

Continuação das Chuvas na Sexta-feira

Na sexta-feira (20), a frente fria avança e trará chuvas moderadas a fortes para a metade Norte, Centro e RMPOA durante a madrugada e manhã.

À tarde, as chuvas continuarão moderadas no Noroeste, Norte e Nordeste do Estado, com volumes de até 35 mm/dia no Norte e 20 mm/dia nas outras regiões.

Ventos fortes, variando entre 40 e 60 km/h, deverão persistir em grande parte do Rio Grande do Sul.

Massagem

Melhoras Climáticas no Sábado

O sábado (21) marcará o afastamento da frente fria, trazendo condições de tempo mais estáveis para a maioria das regiões gaúchas.

Entretanto, o Norte e Noroeste ainda podem registrar chuviscos no período da tarde.

Na metade Sul, os ventos continuarão fortes, com intensidades entre 40 e 50 km/h.

Star Proteção Veicular

Alerta para Possíveis Transtornos

A Defesa Civil do RS destaca a possibilidade de alagamentos e elevação dos níveis de córregos, arroios e pequenos rios, além de inundações pontuais devido às chuvas fortes e persistentes.

Recomenda-se que os cidadãos conheçam os Planos de Contingência locais e adotem medidas preventivas adequadas para evitar maiores transtornos em suas regiões.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários