Leonardo Ozório/Câmara dos Deputados
Educação

Deputados avançam com proposta de proibição de celulares nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados retomou em Brasília, o debate sobre a proibição do uso de celulares em sala de aula.

Vero Internet

A discussão, liderada pelo presidente da comissão, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), reacendeu o interesse de parlamentares do governo e da oposição sobre o Projeto de Lei 104/2015, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS).

Esse projeto visa restringir o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas apenas para fins pedagógicos.

Tramitando na Câmara há nove anos, o projeto passou recentemente por um aprimoramento realizado por um grupo de trabalho composto por deputados de diferentes partidos.

Segundo Alceu Moreira, ainda há ajustes necessários antes de submeter o texto para votação na Comissão, o que está previsto para acontecer até o fim de outubro.

“Esse é um tema de grande relevância nacional e suprapartidário. Desde o início, buscamos uma análise técnica, levando em conta exemplos de países como Canadá, Finlândia e Suíça, que já possuem regulamentações sobre o uso de dispositivos em sala de aula.

Dr. Bruno Loranos Germani

O professor enfrenta uma competição desleal com as telas de smartphones e tablets. Não se trata de proibir, mas sim de disciplinar o uso”, afirmou o deputado Alceu Moreira.

O relator do projeto, deputado Diego Garcia (REP-PR), pretende ampliar as restrições para toda a educação básica, tanto em escolas públicas quanto privadas.

O texto atual limita essas medidas aos anos iniciais, mas Garcia propõe que os alunos possam portar os dispositivos, desde que sejam guardados antes do início das aulas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários