Nova ponte entre Tramandaí e Imbé tem custo estimado em R$ 80 milhões
A nova ponte entre Tramandaí e Imbé, com custo estimado em R$ 80 milhões, é a grande esperança para resolver os problemas de trânsito que afetam a região há décadas.
O projeto que já conta com a licença prévia da Fepam, deve sair do papel ainda este ano.
A estrutura será suspensa, preservando o ecossistema do Rio Tramandaí e garantindo mobilidade para moradores e turistas.
A obra terá R$ 40 milhões garantidos pelo governo estadual e atenderá a uma demanda histórica.
“É um marco para a mobilidade urbana. Há anos enfrentamos congestionamentos que podem durar até 3 horas, especialmente no verão”, afirmou Juarez Marques da Silva, prefeito de Tramandaí.
A travessia ligará a Avenida Nilza Godoy, em Imbé, às ruas Alfredo Elias e São Salvador, em Tramandaí, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento.
Impactos Ambientais e Medidas de Preservação
Um dos grandes desafios do projeto foi equilibrar infraestrutura e preservação ambiental. A nova ponte será suspensa, sem pilares no leito do rio, garantindo a proteção de espécies como o boto-de-Lahille, ameaçado de extinção.
“Estamos comprometidos com a preservação do ecossistema local, e a altura mínima de 5,70 metros permitirá a navegação no rio”, destacou o vice-governador Gabriel Souza.
Entidades ambientais, como a ACIBM e o MOVLN, pedem mais transparência no processo e garantias de que o projeto respeite a biodiversidade. Em resposta, a Prefeitura de Tramandaí assegurou que audiências públicas serão realizadas após a conclusão dos projetos técnicos.
“Isso permitirá debates objetivos e embasados com a comunidade”, explicou o prefeito.
Benefícios para a Mobilidade e o Turismo
A nova estrutura não apenas desafogará o trânsito, mas também incluirá passarelas para pedestres, incentivando o turismo local.
“É uma obra que reflete o desenvolvimento da nossa região, promovendo fluidez no trânsito e qualidade de vida para moradores e visitantes”, afirmou o prefeito de Imbé, Ique Vedovato.
O complexo Giuseppe Garibaldi, construído há mais de 70 anos, já não suporta o tráfego atual.
Frequentemente sobrecarregada, a ponte opera acima do limite de 23 toneladas, recebendo cargas de até 50 toneladas e enfrentando congestionamentos diários.
Com a nova ponte, esses problemas devem ser drasticamente reduzidos, marcando uma nova era para o litoral norte.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp