Força-Tarefa apreende 9 toneladas de alimentos impróprios no Litoral Norte
A Força-Tarefa Segurança dos Alimentos realizou uma grande operação no Litoral Norte, resultando na apreensão de cerca de 9 toneladas de alimentos sem condições de consumo.
Somente nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, foram retirados de circulação 115 quilos de produtos impróprios em um mercado de Capão da Canoa.
O estabelecimento teve sua padaria e a área de fatiamento interditadas devido a condições precárias de higiene, além de armazenar alimentos vencidos, sem procedência e em temperaturas inadequadas.
Mercados fiscalizados e irregularidades encontradas
Durante a semana, a força-tarefa atuou em mercados de Balneário Pinhal, Cidreira, Tramandaí e Torres, encontrando diversas irregularidades.
Em Cidreira, a situação exigiu uma nova visita dos agentes na quarta-feira, quando foram apreendidas mais de 2,7 toneladas de carnes, embutidos, iogurtes e queijos impróprios para consumo.
Ministério Público reforça fiscalização para garantir qualidade alimentar
O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, enfatizou a importância dessas ações para assegurar que os estabelecimentos cumpram as normas de segurança alimentar, protegendo os consumidores de riscos à saúde.
Apoio de diversas entidades na fiscalização
Na inspeção realizada em Capão da Canoa, além do promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, estiveram presentes a promotora de Justiça de Capão da Canoa, Luziharin Carolina Tramontina, servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp