Padaria interditada em praia do RS: 4,5 toneladas de alimentos impróprios
Rio Grande do SulLitoralVida & Saúde

Padaria interditada em praia do RS: 4,5 toneladas de alimentos impróprios

Rio Grande do Sul: Padaria interditada na Praia do Laranjal, em Pelotas, foi alvo de fiscalização da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos nesta terça-feira (18).

A operação resultou na apreensão de 4,5 toneladas de produtos impróprios para consumo em três estabelecimentos do Sul do Estado.

A situação mais grave foi encontrada em uma padaria, que precisou ser interditada devido às péssimas condições de higiene.

Entre os itens confiscados estavam carne, salgados, pães, iogurtes, queijos, ovos, alimentos industrializados, farinhas e doces.

O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, destacou que todos os estabelecimentos fiscalizados apresentavam sérios problemas sanitários, mas a padaria interditada chocou os agentes pela extrema falta de higiene e total descuido na manipulação dos alimentos.

Além da interdição, os agentes proibiram a produção de gelo no local, já que uma máquina clandestina fabricava o produto sem qualquer tratamento de água e sem autorização dos órgãos de fiscalização. Segundo a Vigilância Sanitária, o gelo poderia representar risco à saúde pública devido à ausência de controle sanitário.

Nos três estabelecimentos vistoriados, outras infrações foram detectadas, incluindo produtos sem procedência, fora da validade, armazenados de forma inadequada e em temperatura irregular.

Os nomes dos locais não foram divulgados.

A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e José Alexandre da Silva Zachia Alan, além de servidores da Promotoria de Pelotas, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) e representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Pelotas. Também estiveram presentes agentes da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

A Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos segue intensificando as fiscalizações para garantir a qualidade dos produtos comercializados e evitar riscos à população. Novas ações estão previstas para os próximos dias em diversas regiões do estado.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários