Colunistas

Tudo Pode Dar Certo

Você sabe que essa é uma coluna sobre Bolsa de Valores, por isso deve ter se intrigado com esse título. Você que é um investidor de bolsa e sabe que essa coluna trata da realidade do mercado, deve até ter ficado zangado. Isso porque nesta semana nossa bolsa chegou estar caindo mais de 9%, se recuperou na sexta-feira, mas ainda assim fechou com queda de 4,97%, cotada aos 60.259 pontos. E venho eu dizendo tudo pode dar certo, ora bolas! Você deve pensar que eu estive de férias e que não acompanhei o mercado, mas não foi isso que aconteceu não.

Não quero parecer um palestrante motivacional ou um escritor de auto-ajuda, mas em bolsa às vezes é muito rentável utilizar uma psicologia reversa. Dizem que essa é uma habilidade dos librianos, a de ser ponderado e olhar os dois lados de uma mesma situação, não sei se isso é verdade, mas, de fato, me sinto inclinado a escrever que agora é o momento da bolsa! Sinto-me inclinado a ir contra manchetes de jornal que falam que a bolsa não para de cair, e gostaria de chamar atenção para o seguinte: nesses momentos de estresse de mercado que a bolsa tem que nos chamar atenção!

Não estou dizendo que a partir de segunda-feira a bolsa vai voltar a subir de forma forte e que os investidores ganharão dinheiro rapidamente investindo em bolsa. O que chamo atenção é que nossa economia permanece com sólidos fundamentos econômicos, o que foi reforçado recentemente com as revisões de crescimento do PIB e com os bons resultados do primeiro trimestre apresentados pelas empresas listadas em bolsa. Como acredito que a bolsa é um termômetro da economia, em nível global e também interno, acaba que estamos sendo muito influenciados pelo mau momento externo.

De fato, o que tem afetado o humor do mercado é basicamente uma senhora idosa, acomodada e que não tinha a intenção de mudar seu padrão de vida. Essa senhora generosa com seus filhos gasta muito e já não produz tanto assim. Ela vive de dividendos e royaltes do passado. Além disso, sua família é cheia de divergências familiares, com filhos bastardos e primogênitos que se acham donos da verdade. Essa senhora é chamada Europa. Pois é a Sra. Europa está atônita vendo sua família se desintegrar e sendo forçada a dar um puxão de orelhas em alguns de seus filhos mais perdulários. E isso tudo traz um certo receio no mercado quanto ao que poderá ocorrer daqui para frente. Cabe lembrar que há um ano e meio atrás, lá por dezembro de 2008, os mercados globais atravessavam uma de suas maiores crises de todos os tempos. Isso fica gravado na memória do investidor. E o senso comum diz que na dúvida não ultrapasse, não arrisque. O seguro morreu de velho, não é?

Isso sem dúvida é verdade. Mas ser comum é algo bom? Com certeza não. Todos queremos ser diferenciados. Dizemos: “na minha rua não tem ninguém que jogue bola como eu”; “na minha família eu sou o que melhor cozinho”; “eu posso não ser bom nisso, mas naquilo eu sou diferenciado” etc. Enfim, queremos e buscamos ser diferenciados, ver o que ninguém vê, ter ideias novas, projetos inovadores etc. De fato, na busca pela desejada felicidade e realização pessoal não existe um caminho único, vários rumos podem ser escolhidos, pois cada pessoa é idiossincraticamente diferente. Então, porque seguir o senso comum quando o assunto é investir em bolsa?

Warren Buffet, um dos maiores investidores de todos tempos, que fez fortuna investindo em ações diz o seguinte: quando todos têm coragem de investir em bolsa, eu tenho receio; quando todos têm receio, eu tenho coragem. Então, eu digo: abram seus olhos para a bolsa! Aquele que investiu em dezembro de 2008 como citei acima, no meio do tufão da crise, em algum fundo lastreado pelo Ibovespa, já auferiu ganhos de mais de 64% mesmo com a queda desta semana. Por quê? Porque foi corajoso e não seguiu a manada, o senso comum.

Portanto, se algum amigo seu vier dizendo que vai tirar o dinheiro investido em bolsa por conta dessa crise, diga que você está se cadastrando em uma corretora e que já está analisando as melhores ações para se investir. Se ele disser que você ficou louco, você pode citar o apóstolo Paulo que diz o seguinte: mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias!

Cyro Rodrigues
XP Investimentos

Comentários

Comentários