Vida & Saúde

Osório vai disponibilizar 20 leitos para o tratamento de dependentes químicos

Através de um convênio assinado, em Osório, na manhã desta última quarta-feira, dia 24, no Gabinete do Prefeito, o Município passou a disponibilizar sete leitos na comunidade terapêutica Desafio Jovem, de Três Coroas, para a prestação de serviços de tratamento, de até 12 meses, de alcoolismo e dependentes químicos da rede pública municipal que serão encaminhados pelo Núcleo de Dependentes Químicos de Osório, da Casa Aberta – Caps.

Além da comunidade terapêutica de Três Coroas, outras duas comunidades, no Vale dos Sinos, também vão participar do mesmo convênio, totalizando 20 leitos disponíveis para tratamento e recuperação de pessoas com alcoolismo e ou dependência química para a população de Osório. O Prefeito Romildo Bolzan Júnior ressaltou essa iniciativa.

“Significa mais uma política pública, sendo colocada à disposição da população, que são exatamente as internações de quem está necessitado para se desintoxicar das drogas e também para fazer um processo curativo. Nós estamos credenciando, num total, 20 vagas, que poderão ser integradas, com custo pelo Município, no tratamento que visa recuperar essas pessoas da drogadição”, afirmou o Prefeito. Cada dependente internado terá um custo mensal de até 650 reais ao mês para o Município.

Após a assinatura, ainda no Gabinete do Prefeito, ocorreu um encontro da Associação dos Municípios do Litoral Norte – Amlinorte, representada pelo seu Presidente, o Prefeito Municipal de Xangri-lá, Celso Bassani e o Presidente da Instituição Desafio Jovem, Jorge da Silva Lemos, além do Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, onde foi discutida a possibilidade da construção de uma unidade do Desafio Jovem na região do Litoral Norte que contemplaria todas as cidades da região.

A área teria que ser de 50 hectares ou dividida, mas que somasse esse tamanho, para que se construísse uma unidade feminina e outra masculina. O presidente da instituição manifestou interesse que a área fosse em Osório pela proximidade com a sua sede em Três Coroas. O Desafio Jovem possui 20 anos e tem, além de Três Coroas, uma outra unidade sendo construída em Novo Hamburgo.

“O Desafio Jovem, de uns tempos para cá, vem se preocupando em se regionalizar, então, esse convite que nós tivemos do Prefeito (Romildo) e dos prefeitos (Amlinorte), estamos aís juntos trabalhando e queremos investir nessa região e cremos que vai ser de muita valia e importância”, afirmou Lemos.

O presidente da Amlinorte, Celso Bassani, relatou que, todos os dias, é procurado por pais desesperados com o problema das drogas.

“Nós temos 26 jovens internados por dependência química, a necessidade é grande na nossa região”, relatou Bassani. Agora, os municípios da Amlinorte vão se reunir para avaliar a questão do terreno e os subsídios para a construção da estrutura.

Comentários

Comentários