Educação

Alunos do Centro Educacional de Tramandaí visitam aldeia indígena

O Centro Educacional mantido pela Administração Municipal através da secretaria de Educação e Cultura oferece aos alunos da cidade diversas oficinas entre elas a de Artesanato e Música.

No último sábado (11), alunos que freqüentam estas duas oficinas participaram de uma visita a aldeia indígena Guarani, localizada na Estrada do Mar em Osório.

A visita faz parte do projeto ‘Cotidiano Indígena:Experiência Multidisciplinar’, desenvolvido nos meses de maio, junho e julho com alunos das oficinas de Artesanato e Música e que fizeram uma coleta de dados sobre  costumes, língua, artesanato, rituais, visões do mundo e música do povo Guarani.

Segundo a professora Solange Almeida, coordenadora do Centro Educacional, entre os objetivos do projeto esta a promoção da aproximação e interação entre estudantes inseridos no modelo de educação formal e as nações indígenas.

Solange lembra que os alunos gostaram muito do passeio até a aldeia e que esta é uma maneira de promover um encontro de culturas.

Os alunos da oficina de música fizeram apresentações com instrumentos musicais e canto, já os alunos da oficina de artesanato confeccionaram peças que foram entregues aos índios durante a visita.

A equipe responsável pelo projeto: Carmem Regina Oliveira, Daniela Castro Domingues, Neusa Rohsig, Odete Bertolino e Solange Almeida já estão programando para breve uma exposição de todo o material coletado, confeccionado e pesquisado pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto.

Comentários

Comentários