Colunistas

Professores

Na  UFRGS, o tema de redação do vestibular, foi a “Valorização do Professor”! Não poderia ser uma idéia mais apropriada e nem mais  legítima, por partir da Instituição que partiu.

Os vestibulandos encontraram no tema, um vasto campo de inspiração. Nós brasileiros que nascemos  no século passado  não podemos dizer mais nada, a não ser que o tema nos fascinou.

Tenho certeza de que a qualidade das redações será  a que despontará como a melhor de todos os vestibulares.

Se verá Libelos Acusatórios contra a situação a qual  estão relegados os  professores deste país.

Situação esta que se materializa por um total descaso administrativo com a educação da juventude pela falta de escolas públicas, pela falta de políticas educacionais, pela falta de interesse em produzir cultura, pela falta de professores em número suficiente.

Pelos desvios de verbas públicas que financiam estádios de futebol para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016, em detrimento de construções de escolas.

Pelos desníveis  salariais terríveis que existem se compararmos os cargos do Judiciário, do legislativo e do Executivo com os  salários dos Professores.

É vergonhoso, mas temos que admitir que os professores não  recebam a contrapartida justa pelo trabalho que exercem. Se neste país existissem políticas educacionais formadoras de cidadãos, comprometidos com a cultura, com o conhecimento, com a  sociedade e com a Pátria, existiria menos necessidade de gastos com segurança pública, com estruturas físicas para abrigar os magistrados solucionadores de conflitos cíveis ou criminais e com, certeza os políticos quando fossem  aumentar seus salários se lembrariam da professora do primário que lhes ensinou os conceitos básicos do que é certo e  errado.

E os presidentes da República ao deixarem o cargo, não dariam passaporte diplomático para seus filhos e nem passariam as férias em base militares nacionais…

Comentários

Comentários