Médicos discutem mudanças no Código de Ética da profissão
O Conselho Federal de Medicina (CFM) anuncia, no próximo sábado (29) a revisão do Código de Ética Médica, com o objetivo de adequar o documento às transformações sociais, técnicas e científicas da medicina. A mudança será definida no último dia da 4ª Conferência Nacional de Ética Médica (Conem), que se realiza em São Paulo, desde ontem (25).
Segundo o CFM, foram dois anos de debates com diversas entidades e especialistas, e a análise de 2.575 sugestões encaminhadas por médicos e entidades organizadas da sociedade. Temas como autonomia do paciente e do médico, conflito de interesses entre médicos e indústria (farmacêutica e de equipamentos), além dos direitos dos médicos estão entre os principais focos de debate para a revisão do código.
A 4ª Conem integra um conjunto de iniciativas para a reformulação do Código de Ética Médica, aprovado em 1988. Agora, os médicos vão propor a base para o novo texto do código, que será apreciado, aprovado e promulgado pelo Conselho Pleno Nacional, no encerramento do encontro.