Litoral Norte recebe investimentos em saneamento e habitação
Ao dar início às obras, o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, disse que elas concretizam o projeto da governadora Yeda Crusius de elevar o percentual de esgotamento sanitário no Estado. Lembrou que, ao longo dos anos, a Corsan investia apenas 10% dos seus recursos em esgotos e agora aplica 50%.
O prefeito João Alberto Machado Cardoso elogiou a parceria do Estado com a prefeitura e observou que a obra que está se iniciando e a extensão da rede coletora no bairro Stan, em pleno andamento, somam investimento total de R$ 15 milhões no município. “Investir em esgotos significa saúde pública, turismo e desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou o prefeito. Com essas obras, Torres será a primeira cidade do Estado onde haverá universalização da cobertura de esgotos.
Marco Alba esteve também em Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Três Cachoeiras eTrês Forquilhas. Em Dom Pedro de Alcântara, entregou relatório técnico de viabilidade ambiental para esgotamento sanitário e autorizou a construção de 30 moradias, através do programa estruturante Nossas Cidades. Em Mampituba, apresentou projeto de abastecimento de água para ampliar o sistema local.
Para Três Cachoeiras, foi anunciado convênio com a prefeitura para construção de 30 casas. E em Três Forquilhas, foi entregue relatório técnico de viabilidade ambiental, autorizada a construção de 30 moradias e assinado convênio para perfuração de dois poços, beneficiando as comunidades de Costa de Dentro e Linha Cardoso.
“Somente neste ano, estamos disponibilizando mais de 40 milhões para construção de 4 mil moradias. Através da Corsan, são mais de R$ 1,2 bilhão investidos em obras que vão mudar o perfil do saneamento básico no Estado”, disse Alba.