Escola Técnica de Polícia Militar realiza aula inaugural em Osório
Após a palestra, os convidados presentes como os vereadores Luís Ramos, Rossano Teixeira, o Vice-Prefeito, Luiz Gomes Anflor, o assessor de palnejamento da Prefeitura, Coronel Luiz Fernando Spalding, representando a Secretaria Municipal de Habitação, Maria Basilisa Ibañez, o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral, Coronel Péricles Braseu Álvares, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, Major Rogério Alberche, além de outros membros da Brigada Militar. O comandante da nova escola, Coronel Renato Fraga lembrou o empenho do comando, juntamente com a Prefeitura, para trazer a escola para a cidade.
“É um marco histórico, todas as cinco turmas estão reunidas, isso é importante no sentido de sedimentação, efetivação, é o que nós todos esperávamos, tanto a comunidade como nós policiais militares que tanto lutamos para que a escola viesse para Osório e daqui a 60 dias, se tudo der certo já estarão nas ruas realizando o policiamento”, afirmou Fraga.
Dos 200 alunos matriculados no curso que formará soldados, 160 vão atuar no Comando de Policiamento da Capital e os outros 40 vão atuar no litoral. A formatura da primeira turma está prevista para o dia 21 de abril de 2010, mas os 200 alunos já vão atuar na Operação Golfinho.
Com a nova escola, o município de Osório vai abrigar três quartéis: o Centro Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral, o 8º Batalhão de Polícia Militar e agora, a Escola Técnica de Polícia Militar.
O decreto que oficializou a criação da Escola Técnica de Polícia Militar em Osório foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de julho deste ano e a escola será de ensino médio e poderá formar soldados, sargentos e tenentes.
O município de Osório investiu 300 mil reais para a instalação da escola na cidade. Em todo o Estado existem apenas três escolas técnicas de polícia militar: Montenegro, Santa Maria e agora, Osório.
A inauguração da escola vai ocorrer no próximo dia 21 e deverá contar com a presença de várias autoridades como a governadora do Estado Yeda Crusius.