Vida & Saúde

Discutido mau atendimento no Hospital Santa Luzia em Capão da Canoa

Em reunião realizada, o executivo e legislativo de Xangri-Lá, discutiram o mau atendimento no Hospital Santa Luzia. Os problemas foram levados diretamente a Delegada em exercício da 18° Coordenadoria Regional de Saúde, Maria Shirlei Pinto de Faria, e para a Responsável pelo Planejamento Flavia Schuk.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença da Presidente do legislativo Elizabete Barbosa Zimmer, e do vereador Geovane Nazário. Participou também a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Capão da Canoa, Ana Nunes.

O encontro foi solicitado pelo vereador Geovane Nazário devidos aos fatos acontecidos com uma familiar quando buscou atendimento no Hospital. Conforme o vereador o atendimento prestado foi lamentável. Reclamou a direção do Hospital, mas não teve nenhuma receptividade. Ele acrescentou que teve que recorrer em outras instâncias para que o sobrinho fizesse uma cirurgia, porque havia sofrido um acidente. Além desse outros casos são reclamados pela população, diz o vereador.

O Prefeito Celso Barbosa diz que o município repassa mensalmente um montante significativo para que os serviços sejam bem prestados. Diz que ele mesmo já sofreu com o mau atendimento no Hospital. A mesma colocação foi feita pela Presidente, Elizabete Barbosa. Ela informa que as reclamações são as mais diversas. Principalmenteno que se refere a pediatria. A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Capão da Canoa Ana Nunes esclarece que os problemas de atendimentos são iguais nos dois municípios. Disse também que o Conselho, junto com o CONDICA vão intensificar as fiscalizações em relação ao Hospital.

A Delegada da 18° Maria Schirlei se mostrou surpresa com as reclamações. Até porque o Hospital vem recebendo religiosamente verba do governo do estado, através da Secretaria de Saúde. Mensalmente é repassado R$ 249.139.00 ( Duzentos e Quarenta e Nove Mil Cento e Trinta e Nove Reais), para a instituição com o objetivo de atender pacientes de Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Maquiné, e Itati. É lamentável que isso venha ocorrendo, diz ela. Também enfatizou que os municípios estão, através dos convenios, repassando um plus ao hospital, sendo que se não houvesse o repasse o atendimento a população seria o mesmo.

Schirlei esclarece que vai tomar providências em relação às denuncias. Novamente demonstrou estar surpresa. Até porque o Hospital remete todos os dados em relação a atendimentos e outras questões que fazem parte do convênio para que a verba seja repassada. Ela informa que manterá contato com a Direção do Hospital, porque da maneira que está não pode continuar.

Comentários

Comentários