Vida & Saúde

Luta contra as drogas: Osório implantará projeto de Coalizões Comunitárias do BR

O movimento Amor Exigente, juntamente com o Conselho Municipal de Entorpecentes – Comen e o apoio da Secretaria Municipal de Educação, estiveram reunidos entre os dias 7, 8 e 9, no Salão Paroquial em Osório, com vários setores da sociedade, participando de uma capacitação do projeto Coalizões Comunitárias, já adotado em outros países para combater e prevenir o uso indevido de álcool e drogas ilícitas entre os jovens.

Cerca de 100 inscritos participaram das palestras e discussões sobre o tema. A abertura contou com vários representantes dos poderes judiciário, legislativo e executivo através do  vice-prefeito, Luiz Gomes Anflor, Brigada Militar, secretários municipais, o bispo de Osório, Dom Jaime Khol, representantes do Lions e de outras entidades.

No curso de capacitação, os palestrantes apresentaram projetos de coalizões que deram certo e mostraram aos presentes como iniciar algo semelhante no município, num trabalho que vai envolver vários setores.

Para implantar o projeto em Osório é necessário realizar o diagnóstico da situação do abuso de álcool e drogas no município para mapear e saber a dimensão do problema. Para o presidente do Comen, em Osório, Antônio Cláudio de Oliveira, a partir dessa capacitação, será implantado no município o projeto de Coalizões Comunitárias do Brasil. “Será um projeto de longo prazo, trabalhando com um mesmo objetivo, vamos iniciar fazendo um diagnóstico do problema, em busca de parceiros, envolvendo pesquisas sobre Osório. Nós pretendemos ser um projeto piloto no Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente do Comen.

A coordenadora nacional do Amor Exigente, Mara Sílvia Carvalho de Menezes, palestrante no evento destacou a importância desse trabalho de união de vários segmentos da sociedade para combater o problema das drogas entre os jovens. “O objetivo em Osório é fazer com que a cidade seja saudável, livre de álcool, tabaco e outras drogas, neste objetivo, diversos setores da sociedade se juntam e planejam ações com estratégias que identificam cada setor, com as suas ações e todos juntos trabalham em direção a esse objetivo.

O que nós sabemos é que uma coalizão bem organizada, consegue diminuir o uso de drogas ilícitas como aconteceu nos países onde elas estão funcionando. Onde existe uma coalizão comunitária, a localidade que se organiza numa coalizão, ela diminui, num período de sete anos, 24% o uso de drogas ilícitas naquela localidade e existe uma vontade do povo osoriense que isso ocorra”, afirmou a coordenadora.

O Amor Exigente é um movimento surgido na sociedade civil, nos Estados Unidos na década de 70, para resgatar e impedir que jovens ingressassem nas drogas, através do fortalecimento das relações familiares, congregando vários setores no combate à epidemia das drogas, como escolas e instituições. No Brasil, o Amor Exigente existe há 25 anos.

Comentários

Comentários