Vida & Saúde

Vigilância Sanitária apreende meia tonelada de carne em Torres

A Vigilância Sanitária de Torres, em uma ação de rotina no Município, apreendeu meia tonelada (500 kg) de carne bovina clandestina na última semana.

A carne encontrava-se na câmara fria de um mercado sem as mínimas condições higiênico-sanitárias e armazenadas à temperatura de 16ºC, mais que o dobro permitido, que é 7ºC. Assim, a VISA informa que ao encontrar no comércio, produtos alimentares sem procedência comprovada, a mercadoria será apreendida e inutilizada e estabelecimento comercial autuado.

Além disso, o comércio de produtos clandestinos, além de uma infração sanitária, é um crime contra a saúde do consumidor.

O consumo de produtos de origem animal sem inspeção sanitária, manipulados e conservados de maneira inadequada traz sérios riscos à saúde, pois é rápido e progressivo o crescimento de microorganismos infecciosos e toxigênicos, que quando mantidos a temperatura superior a 7°C podem ocasionar infecções alimentares.

Quem consome este tipo de alimento nestas condições também corre o risco de contrair as chamadas zoonoses. São doenças transmitidas pelos animais ao homem, ou, através do consumo de produtos de origem animal sem inspeção sanitária adequada, sendo as mais conhecidas: Brucelose, Tuberculose e Cisticercose. Diante desse quadro, a equipe de profissionais da Vigilância Sanitária alerta os consumidores para os cuidados na hora da compra, considerando como principal exigir do comerciante a procedência dos produtos na hora da compra.

Comentários

Comentários