Geral

Quase metade dos inadimplentes do IPVA 2009 no RS são motocicletas

Dados sobre a inadimplência do IPVA 2009 apurados pela Secretaria da Fazenda revelam que dos 300 mil proprietários de veículos que ainda não quitaram o imposto deste ano, 141 mil são proprietários de motocicletas. O número significa 47% do total de devedores do IPVA 2009, das quais as motocicletas representam 22% do total da frota pagante do Estado.

De acordo com o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, embora o IPVA das motos seja baixo – em média R$ 93 -, surpreende o grande número de devedores, equivalente a 14% da frota de motocicletas. Em outros tipos de veículos, compara o diretor, a inadimplência é de 8% da frota.

Grazziotin ressalta que a maior inadimplência desse tipo de veículo está relacionada às facilidades na aquisição, pelo preço menor, e pelo fato de muitas vezes o proprietário não levar em conta outros custos, como IPVA, licenciamento, e seguro obrigatório, que no caso das motos têm valor elevado.

No ano de 2009, já foram arrecadados R$ 1,26 bi com IPVA, sendo que desse total metade fica com o Estado e a outra com os municípios nos quais os veículos foram emplacados. A inadimplência do IPVA 2009 está em torno de 10%, mas a tendência, de acordo com o diretor da Receita Estadual, é de que o índice diminua significativamente no mês de dezembro. “Temos um dos menores índices de inadimplência do país. Nossa média nos últimos cinco anos tem ficado em torno de 1,2%,” afirma Grazziotin. O proprietário que não estiver em dia com o pagamento do IPVA está sujeito a ter seu veículo retido nas diversas blitze de fiscalização realizadas pela Receita Estadual, com apoio da Brigada Militar.

Quem ainda não quitou o imposto do exercício 2009, pode se dirigir até uma agência do Banrisul, do Bradesco ou do Banco do Brasil para fazer o pagamento, devendo ter em mãos o número do Renavam constante nos documentos do carro e na correspondência enviada pela Secretaria da Fazenda, e o número da placa. Na mesma operação, podem ser efetuados pagamentos também da Taxa de Licenciamento e do Seguro Obrigatório.

Comentários

Comentários