Temporais: escola libera alunos em Imbé com medo de nova tempestade
O medo de um novo temporal fez com que diversos pais fossem buscar seus filhos, o que provocou o cancelamento das aulas por parte da direção da escola.
As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva, moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas no decorrer desta sexta-feira (20) no Rio Grande do Sul.
Prefeitura também dispensa funcionários
A Prefeitura de Imbé dispensou os servidores na tarde desta sexta-feira (20), por causa do risco de um novo temporal. A Defesa Civil do Estado informou que áreas de instabilidade ganham força sobre a região e devem provocar temporais até o fim do dia.
Até o momento, a Defesa Civil do município já contabilizou mais de 500 famílias que sofreram com a ação do temporal de ontem. A Secretaria de Obras de Imbé tem auxiliado os atingidos com telhas e materias de construção, e o risco de um novo temporal com ventos para hoje preocupa o prefeito Darcy Luciano Dias.
– Estamos esperando ajuda do Governo do Estado para auxiliar na reconstrução dessas casas. Temos muitas residências de veranistas que foram atingidas e precisamos que essas pessoas se dirijam à cidade para contabilizar os prejuízos – destacou o prefeito.
Temporal dessa quinta-feira
Uma tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul no início da tarde desta quinta-feira (19), causou muitos estragos na cidade de Imbé. Por volta das 13 horas, após um intenso calor, um tornardo atingiu a região central do município, com rajadas de ventos que chegaram a atingir 132 quilômetros por hora, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além do vento com areia, o temporal trouxe muita chuva.
Placas publicitárias, postes, árvores e telhados foram arrancados com a força do vento e lançados a dezenas de metros. Conforme primeiro levantamento da Defesa Civil de Imbé, coordenada pelo secretário de Segurança Pública, Pedro Manoel dos Santos Ferreira, apesar da fúria do vento, não houveram vítimas fatais.
Os quiosques da Barra de Imbé foram os mais atingidos. As construções ficaram bastante danificadas. É o caso do Hotel Samburá e o Quiosque 007, que ficaram na rota do tornado. Um shopping desativado teve parte da estrutura demolida.
Segundo o quiosqueiro Clair Demarchi, que estava na beira mar arrumando o quiosque para a temporada de verão, o tornado só perdeu intensidade após entrar mar a dentro. “Foi uma loucura, eu nunca havia visto nada igual na minha vida. Quando olhei para a direção do hotel, vi aquela mancha escura jogando mesas, cadeiras e telhas para todo o lado. Teve colega que foi buscar as cadeiras dentro do mar”, observou Clair ainda espantado.