Yeda recebe prefeitos de municípios atingidos pelo vendaval
“Graças ao relato que os prefeitos me trazem, é possível dar continuidade à relação mútua que gera resultado para as comunidades. Conseguimos, através da Defesa Civil, ter agilidade imediata e pensar no futuro de maneira estrutural, que é a marca deste governo”, frisou.
Os prefeitos receberam formulários onde devem constar os levantamentos dos prejuízos sofridos pelos municípios, para que as informações sirvam de base para o documento final que precisa ser enviado à Defesa Civil Nacional. Este procedimento é necessário para que os municípios em estado de emergência possam receber recursos federais.
Para a governadora, trabalhar em sintonia com as comunidades gera resultados concretos . “Só no ano de 2009, já tivemos 16 eventos traumáticos no Estado. É necessário o retorno das prefeituras para que possamos dar uma resposta imediata. A partir dessa integração, estabelecemos uma relação efetiva de respeito e confiança mútua com o Ministério da Integração Nacional e a Defesa Civil Nacional”, observou.
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, afirmou que o trabalho da Defesa Civil é fundamental para a reconstrução das cidades. “A governadora e a Defesa estão de parabéns, pois, pela primeira vez, vemos um governo engajado, oferecendo os recursos necessários para resolver os problemas enfrentados pelos municípios. Com certeza, é um gesto de solidariedade com as comunidades atingidas”, ressaltou.
“Tivemos uma pronta resposta do governo, e eu quero relatar à governadora a satisfação da nossa população pelo rápido atendimento”, disse o prefeito de Balneário Pinhal, Jorge Luiz Fonseca.
“A ação imediata e a boa relação que temos com a governadora nos permite levar adiante a ideia de construir um fundo especial para enfrentarmos esses eventos climáticos cada vez mais frequentes”, afirmou o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister. Glaci Osório, prefeita de Capivari do Sul, resumiu assim o sentimento dela e de seus colegas: “Que bom que a nossa governadora está preocupada em tão logo prestar socorro a essa população necessitada. A ajuda veio rápida.”