Colunistas

Posse Partenon Literário

É com satisfação que comunico aos leitores minha posse como escritora da valorosa Sociedade Partenon Literário de Porto Alegre. No ato, foram meus padrinhos o Sr. Serafim de Lima Filho e sua esposa Amália Navarro de Lima.

A Sociedade Partenon Literário é uma instituição pioneira da literatura gaúcha. Fundada em 18/06/1868 na então capital da província.  O Partenon Literário tem a premissa de manter vivo o ideal da instituição desde a luta pela alforria dos escravos, bem como a implantação da república, a valorização do papel da mulher na sociedade, planejamento e publicação inovadora de revista que virou referencia no Brasil. Cultivou uma  biblioteca volumosa, lutou pela valorização do estudo ao ponto de ministrar gratuitamente aulas noturnas.

Como bem coloca o escritor Achylles Chiappin; as fases diversas e desafiadoras fazem parte de toda a obra. Tal também aconteceu na vida da Sociedade Partenon Literário. Ora crescia, ora enfraquecia, consoante os líderes e as circunstancias sociais e históricas. E, assim foi-se mantendo a instituição.

Embora com inúmeras dificuldades em 1997 abriram-se novamente os caminhos da entidade com um grupo de intelectuais e simpatizantes da causa literária  que começou a se reunir visando o restabelecimento da associação literária que outrora fora considerada o símbolo da literatura gaúcha:  A Sociedade Partenon Literário. Liderada inicialmente por Serafim de Lima Filho e Hugo Ramirez a renomada instituição voltou funcionar encontrando eco nos seus ideais.

Foram e são integrantes e simpatizantes da entidade, homens e mulheres que tem pela literatura gaúcha uma devoção verdadeira assim como seus criadores Apolinário Porto Alegre, Caldre e Fião, Mucio Teixeira, Lobo da Costa e a pioneira do feminismo, a professora Luciana de Abreu entre outros.

A sociedade Partenon Literário foi declarada entidade de utilidade pública pela cidade de Porto Alegre e também Patrimônio Cultural pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, Nos dias atuais reflete o legado de seus primórdios, porém oferecendo espaço para todo o tipo de manifestação cultural. Oportunizando também aos participantes e simpatizantes, a discussão dos anseios da sociedade rio-grandense de forma aberta e sem qualquer tipo de preconceito.

A Sociedade Partenon Literário atualmente é presidida por Benedito Saldanha, pessoa que busca ampliar o leque de atuação da entidade integrando escritores e pensadores. Na 57ª feira do livro em Porto Alegre que acontecerá de 28/10 a 15/11/11 será lançado uma nova edição do livro Vozes da Sociedade Partenon Literário.

Comentários

Comentários