Prefeito de B. Pinhal é o Prefeito Empreendedor 2010 do Sebrae
Reconhecer os prefeitos que disseminam o desenvolvimento municipal com base no incentivo aos micro e pequenos negócios é o objetivo do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A premiação esteve dividida nas categorias Destaque Temático Desburocratização, Destaque Temático Educação Empreendedora e Inovação, Destaque Temático Formalização de Empreendimentos, Médios e Grandes Municípios. Também será revelado o vencedor da premiação Melhor Projeto Estadual, disputado pelas prefeituras de Balneário Pinhal, Frederico Westphalen, Pelotas e São Valério do Sul. Além disso, trinta administrações receberão o certificado de Prefeitura Empreendedora, incluindo um selo para ser utilizado em materiais de divulgação (confira a lista completa ao final da matéria).
Balneário Pinhal e os quatro ganhadores das categorias participarão da etapa nacional, que acontece no dia 18 de maio, em Brasília. Na ocasião, os vencedores (destaques temáticos e cinco regionais) receberão certificados, troféus e uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso relativas ao apoio às micro e pequenas empresas.
“O incentivo aos pequenos negócios dinamizam a economia dos municípios, pois são os que geram a maioria dos empregos no País”, destaca o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes.
Balneário Pinhal
Entre as ações que levaram o município a receber o Prêmio Prefeito Empreendedor estão o Plano Diretor, que permite ao município fornecer licenciamento ambiental a algumas categorias, desburocratizando o registro e abertura de empresas, reduzindo custos aos empreendedores.
Também a Linha de crédito “Ta na Mão”, incentivo ao micro crédito por meio de parceria com as agências de fomento Caixa RS e Garantia RS com aporte de recursos do município.
Outra iniciativa é a implantação de distrito industrial, com a compra de área e construção de espaço com capacidade para atender 21 empresas – 1/3 ocupado por micro e pequenas.
Outros destaques são o programa “Somando forças em busca de resultados”, voltado para a qualificação das empresas locais com ações conjuntas em turismo, apicultura e qualificação do comércio local; Elaboração e implantação da Lei Geral Municipal, em setembro de 2009; Criação de marca para comercialização de produtos dos apicultores locais, ações da prefeitura e entidades na formação de associação dos apicultores, com compra conjunta de maquinários para beneficiamento do mel; Apoio ao artesanato local e Desenho de roteiro turístico Ecomel.
Em seu pronunciamento, o prefeito Fonseca destacou a relevância da micro e pequena empresa no município, como propulsora do desenvolvimento local.
Também destacou a atuação do consultor do Sebrae no município, Wilson Augusto Mello da Fonseca, que atua como articulador junto aos empreendedores da cidade para implantação de programas e ações de capacitação e qualificação profissional.
“Desenvolvemos ações com muito realismo, pautados nas nossas peculiaridades e buscando melhorias constantes para todas as áreas’, afirmou.