Vida & Saúde

Posto Central oferece exame preventivo de câncer uterino em Torres

A melhor forma de detectar precocemente o câncer de colo útero é pelo rastreamento com o exame citopatológico, conhecido popularmente como “Papanicolau”. Quando realizado periodicamente, este exame pode detectar lesões iniciais que são curáveis em até 100% dos casos. Em Torres o exame é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Torres, através da Secretaria Municipal de Saúde. Além das unidades de saúde existentes nos bairros, o “Papanicolau” pode ser feito na Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis (Posto Central). O exame é oferecido na segunda e terça-feira, às 8h e na quarta-feira, às 14h.

Mensalmente a unidade central de saúde é responsável pela realização de 80 exames, sendo que na última campanha de preventivo, realizada entre 3 e 7 de maio, 140 mulheres fizeram o exame preventivo. Conforme o engenheiro Geovane Kunz, um fato chamou a atenção na última campanha. “Cerca de 80% das mulheres que compareceram ao Posto estavam sem realizar o exame há mais de três anos”, relata.

O exame é indolor, rápido e muito simples. A coleta do material é feita por profissional de saúde especialmente treinado para isso. Mulheres grávidas também devem fazer o exame sem receio. A enfermeira Claudia Trindade explica que para realizar o Papanicolau são necessários alguns cuidados. “Não manter relações sexuais dois dias antes do exame; não usar duchas íntimas, cremes ou medicações vaginais dois dias antes do exame; não estar menstruada (o exame deve ser feito, preferencialmente, 10 dias após a menstruação)”, explica.

Horário para o exame preventivo:

Local: Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis

End.: Alexandrino de Alencar, 631, no Centro

Horário: 2ª e 3ª às 8h e 4ª às 14h.

Comentários

Comentários