B. Pinhal dá mais um passo em direção ao ‘gemellaggio’
Bertol retribuirá visita realizada em dezembro de 2007, quando estiveram no município, conhecendo e conversando com o prefeito Jorge Fonseca e comunidade local, o vice-presidente da associação Polesani Nel Mondo, o italiano Marco Di Lello, o consultor do Comvers (Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul) César Augusto Prezzi, e o presidente da Associação Vêneta Nova Pádua, Alvirio Toneti.
O gemellagio é um vínculo simbólico estabelecido para estreitar relações políticas, econômicas e culturais, que pode ser estabelecido entre instituições, entidades, escolas, cidades… O gemellaggio entre cidades é estabelecido a partir de suas semelhanças e proporciona que ambas conheçam suas realidades.
Bertol destaca os inúmeros benefícios da iniciativa, como por exemplo facilidade para implantação de cursos do idioma italiano com valores subsidiados; instalação de biblioteca comunitária com obras em italiano e facilidade para realização de intercâmbios culturais entre as duas cidades.
Balneário Pinhal também trabalha para fortalecer sua comune italiana, com o objetivo de congregar os descendentes de italianos, em torno de ações que fortaleçam a cultura e o folclore do povo da bota no município.