Programa Emancipar forma artesões em Tramandaí
“Encontrei no grupo a oportunidade de superar minhas dificuldades. A interação foi tanta que passamos ajudar uns aos outros, compartilhando experiências pertinentes às aulas, e conversando sobre as dificuldades do cotidiano de cada um”, conta Mara Rosana Mattos dos Santos, de 50 anos, uma das formadas do curso.
O formando José Carlos Bandeira Trindade, 54 anos, estava animado com a solicitação da carteira do artesão, que possibilita ao portador emitir nota fiscal da venda de seus produtos, com isenção de ICMS, contribuir para a Previdência Social, além de propiciar sua participação em exposições e feiras. “Apesar de já trabalhar com madeira eu não tinha onde expor meus produtos, com a carteira o meu espaço está garantido.” Carlos destaca que a nova técnica vai auxiliar na produção de peças mesclando madeira com escamas de peixe e conchas.
A oficina foi viabilizada pela Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), por meio do Projeto Trabalho e Renda do Programa Emancipar – Todo o mundo é cidadão.
O atendimento é realizado a partir de iniciativas coordenadas e pautadas localmente com as comunidades, para geração de trabalho, renda e qualidade de vida, por meio de ações culturais, de capacitação profissional, combate ao analfabetismo, habitação e cidadania.