Projeto de implantação de ciclovias em Osório será discutido em Audiência Pública
O projeto de ciclovias pretende ligar diversos bairros que circundam o núcleo urbano central município. No projeto está previsto a implantação de ciclovias e ciclo faixas, com largura entre 1,60m a 2m. O trecho da ciclovia ocupará parte do passeio público, outras vão ocupar parte de canteiros centrais de algumas avenidas. Já as ciclo faixas ocuparão uma das laterais da via, junto ao meio-fio.
O principal objetivo com a adoção do projeto da ciclovia é garantir mobilidade urbana, gerando mais segurança para ciclistas, pedestres e motoristas, diminuindo a necessidade do uso do automóvel, estimulando a prática esportiva e diminuindo a emissão de gases à atmosfera, com a redução da circulação de veículos.
Segundo o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, ainda há o aspecto social e o fato da cidade ser plana. “Osório é uma cidade plana, é uma cidade fácil de transitar, transporta uma mobilidade urbana de menos posse e isso pode criar uma condição, extremamente favorável, na mobilidade do município. Nós sabemos que as obras poderão gerar algum desconforto e queremos que todos estejam cientes”, disse o prefeito.
No projeto que será proposto pela prefeitura de Osório, são 10km de ciclovias pela cidade, num investimento com recursos próprios de 1,5 milhão de reais. “Nós já estamos com o projeto pronto, vamos apresentá-lo na audiência pública que visa dar conhecimento das ruas onde passarão as ciclovias, dos impactos que terão nas vias, para os moradores, tomar conhecimento de tudo isso”, disse o prefeito.
Ainda existem outras duas etapas do projeto das ciclovias que envolvem emendas parlamentares e recursos do Ministério das Cidades, totalizando 400 mil reais cada uma delas. Na primeira etapa, com recursos de emenda o trecho de ciclovias sairá do bairro Caravágio até o hospital e na segunda etapa, com investimento do governo Federal, o trajeto inicia no bairro Medianeira até à garagem da Prefeitura de Osório, no bairro Albatroz.