Veículos são recolhidos transitando nas dunas em Tramandaí
Policiais Militares do 1º Batalhão Ambiental de Tramandaí, quando em patrulhamento na beira mar, próximo a estátua de Iemanjá, flagraram dois homens que estavam realizando manobras com duas motocicletas sobre as dunas, em Tramandaí.
Os dois estavam sem capacete e as motocicletas não possuíam documentação, ou qualquer equipamento obrigatório, tais como espelhos, faróis e apresentavam visíveis sinais de adulteração no chassi e número do motor.
As dunas sofreram danos na vegetação fixadora.
Próximo da guarita 154 foi abordado outro homem. Ele estava de posse de outra motocicleta em cima de um reboque, a qual, também, apresentava sinais de adulteração.
As motocicletas e os três envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Tramandaí para a realização do devido processo.
O Major Tedesco, comandante do Batalhão Ambiental do Litoral Gaúcho, informa que as dunas costeiras são objetos de especial proteção ambiental, e relata também, que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabeleceu uma norma em 2002, onde o espaço entre o nível mais alto que o mar pode chegar até 300 metros em direção ao interior do balneário é considerado área de preservação permanente.
A resolução impede que casas sejam construídas nesses locais e que veículos circulem nestas dunas.