Vida & Saúde

Abertura da licitação das obras de ampliação do hospital de Osório ocorre em maio

Uma das melhorias mais esperadas pela população do município de Osório e região, na área da saúde, começa a se tornar realidade. Será aberta no dia 23 de maio, a licitação para a contratação da empresa que realizará as obras de ampliação do Hospital São Vicente de Paulo, único na cidade. Serão investidos 3,5 milhões de reais pela Prefeitura de Osório para a construção, possibilitando a ampliação de unidades de alta complexidade nas áreas de traumatologia, imaginologia e pronto-atendimento e a construção de uma ala nova 1.921,61 m², para a implantação de unidades de terapias intensivas – UTI adulta e neonatal.

Segundo o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, após a assinatura do convênio e os ajustes legais, o processo licitatório poderá ser iniciado. “Agora, estamos concluindo isso, com a abertura da licitação para a construção de 1.921 m², em uma parte nova do hospital e a adaptação de outra para recepcionar aquilo que falta em Osório”, disse o prefeito.

Os serviços de alta complexidade serão um importante complemento na área da saúde para a população. “Nós temos uma excelente saúde básica, uma excelente resolução de média complexidade e, agora, estamos trabalhando a ponta desse sistema. Poderemos atender situações de emergência, de neurologia, de cardiologia, de traumatologia, com excelência de procedimentos. Portanto, Osório vai ser auto-resolutivo nessas questões com viés regional. Nós estamos, nesse processo todo, fazendo a nossa parte, que é, exatamente, a complementação da parte física para que isso, efetivamente, aconteça”, disse o prefeito.

O hospital é mantido pela Sociedade Beneficente São Vicente de Paulo e desde a assinatura de um convênio com o Ministério da Saúde, em setembro de 2010, foi disponibilizado à entidade o valor de 4,1 milhões de reais para a compra de equipamentos. Com a construção da nova ala, o hospital que possui uma área de 5.579,76 m² passará a ter 6.793,30 m² de área construída.

Além das obras de ampliação, a Prefeitura de Osório, está realizando as obras de implantação de uma ala psiquiátrica no hospital de Osório e ainda realiza a compra de serviços, investindo, mensalmente, o valor de 499.906,56 mil reais, totalizando 2,9 milhões na compra de serviços correspondente aos meses de janeiro a junho deste ano, contribuindo para a melhoria do atendimento à saúde na cidade.

Segundo o setor administrativo da entidade presidido pelo empresário e comunicador Pedro Farias, são atendidos cerca de cinco mil pacientes, por mês, no hospital de Osório que é referência de atendimento para, pelo menos, outros quatro municípios da região.

Comentários

Comentários