Instituições querem municipalização do trânsito para salvar vidas
A iniciativa conta com o decidido apoio do Detran/RS, da Polícia Rodoviária Federal, do Comando Rodoviário da Brigada Militar e do Comitê de Mobilização pelo Trânsito Seguro, e é incentivada pelos órgãos de controle externo, como o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado.
Para dar início a essa investida, ocorreu nesta terça-feira (31), o seminário Temas Atuais de Trânsito e Transporte, na sede da Famurs. O auditório esteve lotado de prefeitos e representantes municipais interessados em instrumentalizar-se para organizar suas estruturas de trânsito.
A municipalização do trânsito é uma exigência da legislação específica e colabora para um controle mais próximo das ações de trânsito, tais como atividades de educação, fiscalização e aplicação da lei, repercutindo favoravelmente na redução da acidentalidade.
Para o diretor-presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, dois conceitos estão maduros para serem aplicados no trânsito do Estado. “A ideia de integração, que permitirá virar a página das estatísticas, por meio do estabelecimento de políticas conjuntas, e a transversalidade, que aporta visões diferenciadas sobre as questões recorrentes do trânsito.