Vida & Saúde

Secretário da Saúde faz alerta após confirmações de dois casos da gripe A

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (03), o secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, fez alertas à população e aos profissionais de saúde após a confirmação de dois casos de gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul. Ele salientou que pessoas pertencentes aos grupos de risco – idosos, gestantes, indígenas, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos – que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde para serem imunizadas. “Temos 600 mil doses da vacina distribuídas em todos os municípios”.

O secretário conclamou a sociedade a acompanhar e notificar os casos supeitos à vigilância em saúde pelo telefone 150. E por último enfatizou a necessidade da prevenção, com medidas como lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, principalmente febre e coriza.

Não há risco de epidemia e a rede de saúde está preparada para atender possíveis casos, segundo Simoni, que assegurou que faltará o medicamento antiviral porque foi realizada uma distribuição preventiva em todo o Estado.

A confirmação de dois casos de Influenza H1N1 no Rio Grande do Sul em 2011 já havia sido divulgada no início desta tarde, em nota distribuída à imprensa. Um deles é o de uma gestante de 21 anos, residente no município de São Gabriel, que não se vacinou durante a campanha de imunização contra a gripe deste ano. A paciente encontra-se internada em hospital da própria cidade, em tratamento. O outro caso é uma criança de um ano, residente no município de Camaquã e internada em Porto Alegre, que também não foi vacinada durante campanha. Até o fim da tarde, haviam sido notificados 86 casos suspeitos da doença.

Em 2010, o Estado não registrou casos da doença, como consequência da vacinação bem sucedida de cerca de 45% da população gaúcha e da adoção de medidas preventivas. Em 2009, durante a chamada primeira onda da gripe A, foram confirmados 3.544 casos e 297 óbitos em decorrência da doença.

Campanha contra o sarampo
O secretário Ciro Simoni anunciou também que, em 18 de junho, o Estado inicia a campanha de vacinação contra o sarampo em crianças de 1 (um) a seis anos e 11 meses. A campanha será destinada a todas as crianças nesta faixa-etária, inclusive aquelas que já foram imunizadas anteriormente. A iniciativa deve-se à ocorrência de três casos da doença no RS neste ano.

Comentários

Comentários