Projeto de ciclovias está em licitação em Osório
A etapa 1, compreende uma extensão de 2.496m de ciclovia, nos trechos da Avenida Brasil, Rua Lafayete P. dos Santos e Rua João Sarmento que será custeada com verba de emenda parlamentar, no valor de 250 mil reais. Na etapa 3, com um trecho de ciclovia de 10.450m percorrerá um quadrilátero do município, passando por diversas ruas, com um investimento municipal no valor de 1,5 milhão reais.
O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, afirma que a licitação está sendo realizada por inteiro, implicando o processo das emendas parlamentares e os recursos municipais. “Este projeto viabilizará um trânsito melhor para as pessoas que circulam de e vão ao serviço de bicicleta, com todo um processo de sinalização, ou seja, nós vamos proporcionar o trânsito de veículos, mas vamos também criar condições de um trânsito adequado, seguro e civilizado para os ciclistas”, disse o prefeito.
No projeto, está previsto a implantação de ciclovias e ciclo faixas, com largura entre 1,60m a 2m. O trecho da ciclovia ocupará parte do passeio público, outras vão ocupar parte de canteiros centrais de algumas avenidas. Já as ciclo faixas vão ocupar uma das laterais da via, junto ao meio-fio. Ainda serão colocadas placas de sinalização, remoção de canteiros centrais de avenidas, adequações do sistema pluvial, pintura, construção de bicicletários, entre outras modificações.
O principal objetivo é estimular o uso das bicicletas como um meio de transporte da população, proporcionando um local apropriado para a sua circulação e ainda incentivando um hábito saudável com ganhos para a saúde. Outra vantagem é a substituição dos veículos pela bicicleta, desafogando o trânsito, diminuindo a emissão de gases na atmosfera, contribuindo para a preservação do meio ambiente, criando uma nova cultura na cidade.