Concluído diagnóstico do manejo de dunas em Imbé
O plano, que define objetivos específicos de manejo e orienta a gestão da Unidade de Conservação, está sendo elaborado por uma empresa especializada, através de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre Prefeitura de Imbé e a empresa Gênesis Empreendimentos Imobiliários, responsável pelas obras do Condomínio Las Olas.
O oceanógrafo Luiz Liberato Tabajara, responsável pelo trabalho de campo, explica que o diagnóstico tem como objetivo a caracterização ambiental e de ocupação da costa, visando sua setorização através do registro de imagens e identificação morfo-ecológica da vegetação presente no solo.
– O diagnóstico através de imagens, juntamente com o estudo morfo-ecológico das dunas, nos permitirão classificar e avaliar quais os pontos mais preservados e quais os pontos que necessitam de um plano de manejo mais elaborado – explicou Tabajara.
O oceanógrafo acredita que o estudo completo esteja concluído até o final do verão, quando iniciará a elaboração do Plano de Manejo de Dunas.
Conforme o biólogo da Prefeitura de Imbé, Pedro Terra Leite, o manejo visa melhorar o ecossistema das dunas, que hoje se encontra degradado pela pressão da urbanização que modificou o seu sistema como um todo.
“A idéia é recuperá-lo a uma condição mais próxima da paisagem original, que conta com a presença de uma vegetação característica que auxilia na fixação das dunas, evitando que se espalhem pela Avenida Beira Mar”, explicou.