Exame Papanicolau pode ser realizado diariamente no Posto Central de Torres
A coleta de material pode ser realizada diariamente no Posto Central, às 8h e às 13h30min. Devido à temporada de verão, e muitas mulheres trabalharem nesta época de ano, foi criado um novo horário de atendimento: todas às terças-feiras, das 19h às 21h. No ato da coleta a paciente também pode esclarecer dúvidas sobre a doença.
Conforme a enfermeira Regina Matos, para ser atendida a mulher deverá evitar relações sexuais pelo menos dois dias antes da coleta, assim como a utilização de cremes e pomadas. “O exame não causa dor, é gratuito, rápido e é o melhor meio para a prevenção deste tipo de câncer”, explica. Para coleta do material é necessário apresentar o Cartão da Mulher ou um documento de identificação.
A enfermeira explica ainda que este tipo de câncer se diagnosticado na fase inicial, pode ser curado em quase 100% dos casos. A mortalidade é evitável nos casos de diagnóstico precoce, no entanto, a cada ano, 500 mil novos casos de câncer do colo do útero surgem no Brasil e 250 mil mulheres morrem em função de complicações da doença.
“Ao contrário do exame, o tratamento é mais complicado, caro e em grande parte, deixa sequelas e traumas nas pacientes”, alerta.