Pacientes internados pelo SUS no hospital de Osório recebem atendimento odontológico
A iniciativa diminui o tempo de internação dos pacientes que não sofrem com infecções bacterianas que costumam causar pneumonias de repetição. Um dos médicos de família que atende no hospital, Giovani Luiz Sassi, comprovou os benefícios do projeto.
“O que a gente tem notado é a diminuição da recidiva da pneumonia devido à higiene oral bem feita. O paciente sequelado que não consegue fazer a sua própria higiene acaba criando uma flora oral que propicia, devido à aspiração, infecções por pneumonia por repetição”, disse Sassi.
O dentista Felipe Perusso que integra o projeto, visita os pacientes no hospital todas às terças, quartas e sextas-feiras. Além de realizar a escovação no paciente acamado, ele dá orientações sobre higiene bucal. “Eles têm uma aceitação muito boa, alguns ficam até surpresos porque falamos dos benefícios que eles vão ter com esse tipo de higienização e muitos são leigos em algumas coisas e a gente acaba instruindo eles que ficam bem contentes”, disse Perusso.
Familiares dos pacientes internados como Cleci Panni, acompanhando a sua mãe Otília, internada há um mês no hospital, aprovou o serviço oferecido aos internados. “Achei ótimo até porque muitas pessoas não sabem que a falta dessa higiene bucal pode ocasionar outras doenças até pulmonar ou coisa assim”, disse Cleci. Assim como dona Otília, outros são orientados e atendidos, com uma média mensal de 90 pacientes visitados.
O Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão destaca que o projeto que oferece atendimento odontológico aos pacientes internados no hospital de Osório iniciou em 2011. “Para nós, a saúde começa pela boca o que muitas pessoas não se dão conta disso e a higienização bucal desses pacientes é um avanço do ponto de vista de auxílio ao médico que está fazendo um tratamento clínico no paciente, ambos se complementam”, disse Abrahão. Segundo informações da direção do Hospital São Vicente de Paulo, somente no mês de fevereiro 315 pacientes estiveram internados pelo SUS no hospital.