Comissão Especial da Bacia dos Sinos inicia audiências públicas pelo município de Caraá - Litoralmania ®
Geral

Comissão Especial da Bacia dos Sinos inicia audiências públicas pelo município de Caraá

Por ser o local onde nasce o rio dos sinos, a Comissão Especial da Assembléia Legislativa que trata da Bacia do Rio dos Sinos iniciou uma série de audiências públicas pelo município de Caraá.

O evento, coordenado pela deputada estadual Ana Affonso que preside a Comissão, foi aberto, contando com as presenças, do prefeito Nei Pereira dos Santos, Primeira Dama Zulma Freitas Santos, secretário da Educação Adelmo Oliveira, vereador Leo Monticelli, Secretária Municipal da Agricultura Vera Gheno, Secretário Municipal de Saúde Edemir Lhul, do presidente do Comitê Prosinos Maurício Prass, de representantes de Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Corsan de Rolante, Unisinos, Comitê Sinos, Sapiranga, Porto Alegre, Fepam, Campo Bom,  localidades de Alto Caraá, Passo Osvaldo Cruz, Alto Lajeadinho, Linha Padre Vieira, alunos e professores da Escola Estadual Marçal Ramos, Pedra Branca, Fraga, Arroio Guimarães, totalizando mais de 60 pessoas.

Composta por 32 municípios e habitada por mais de dois milhões de pessoas, a Região da Bacia do Rio dos Sinos é densamente povoada e uma das que registra maior industrialização no Estado. Os impactos ambientais pela ocupação e modelo de desenvolvimento, conforme afirma a Comissão Especial da Bacia, são visíveis e requerem dos governos e de sua população respostas aos desafios colocados.

É seu objetivo contribuir na busca de soluções e para isso propõe o debate sobre o desenvolvimento da região, problematizando-o sob diversos ângulos.

O Plano de Trabalho entende ser necessária a discussão sobre a relação entre população, território, uso dos recursos naturais – especialmente os recursos hídricos – e o processo de desenvolvimento econômico. “Como foi divulgado pela mídia,  neste verão, como em anteriores, houve problemas relacionados à escassez de água, com conflitos instalados e discussão sobre prioridades de uso da água. O recurso hídrico é o elemento central desta questão, mas a questão é maior e devemos tratar do desenvolvimento sustentável”.

É pretenção da comissão ouvir a sociedade organizada e a população, os diversos setores da economia, dos governos e as instituições de ensino e pesquisa para que se possa chegar a um produto que contribua com a região e com o aperfeiçoamento das políticas públicas. Serão feitas visitas técnicas, rpomovidas audiências públicas, audiência pública e temática e relatório sendo que ao final é o objetivo a apresentação ao Parlamento gaúcho das conclusões e encaminhamentos que possam contribuir efetivamente com o Estado e com a região da Bacia do Rio dos Sinos.

Na primeira audiência em Caraá, a chefe do escritório local da Emater engenheira agrônoma Maria do Amparo Formoso de Souza falou sobre o projeto Verde Sinos, que é vinculado ao Comitê Sinos cuja apresentação foi feita por Débora Cristina da Silva. O Peixe Dourado se trata de uma parceria da Prefeitura Municipal, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Comentários

Comentários