Escola de Osório participará da Rio + 20
O município de Osório vai participar do evento através de um projeto inovador realizado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paulo da Silva, do balneário de Atlântida Sul. A convite do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, a escola vai apresentar o seu projeto Pé Na Areia que contribui para a preservação da fauna e flora à beira-mar, através da educação ambiental dos alunos da instituição e entidades que visitam a escola.
Segundo o professor de Geografia, Fabiano Marques, responsável pelo projeto desenvolvido há cinco anos no balneário de Osório, a participação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Mais de 800 pessoas já foram atendidas pelo nosso projeto que estimula a educação ambiental através das visitas de campo, plantio de mudas para a fixação das dunas e colocação de placas educativas à beira-mar, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, disse Fabiano.
A comitiva de Osório, composta ainda pela Secretária Municipal de Educação, Elaine Freitas e a Coordenadora do Ensino Fundamental, Sílvia Dalpiás, juntamente com os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, viajam na próxima sexta-feira, dia 15 e o local e data da apresentação do projeto Pé na Areia será entre os dias 16 e 17, dentro da extensa programação do evento.
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.