Geral

Parque eólico de Osório bate recorde de geração diária

Funcionando com 50 aerogeradores, o Parque Eólico Osório e o Parque Eólico Sangradouro, instalados em Osório, ultrapassaram esta semana a marca de produção de 2 mil megawatts (MW) – quantidade suficiente para abastecer 2/3 do Rio Grande do Sul em um dia, baseando no consumo médio do Estado de cerca de 3 mil MW.

O Parque Eólico Osório entrou em operação comercial no dia 5 de julho, com suas 25 torres e um total de 50 MW e o Parque Eólico Sangradouro, que vinha operando em fase de testes desde o dia 5 de agosto, quando colocou sua primeira máquina em ação, entrou em operação comercial no dia 2 de outubro, também com 25 torres. A potência instalada dos parques é de 100 MW (50 torres de 2MW).

Segundo dados divulgados pelo secretário de Energia, Minas e Comunicações, José Carlos Elmer Brack, os dois locais produziram desde 5 de julho um total de 2.036,2 MW até o dia 9 de outubro, com uma média diária de 21 MW. Conforme o boletim Acompanhamento Diário da Operação do Sistema Eletroenergético, a energia eólica de Osório chegou a participar com 5,9% da produção estadual no dia 20 de agosto, quando gerou 46,9 MW. O recorde de produção, informa Brack, foi de 94,2 MW por volta das 22h no dia 9 de outubro.

O terceiro parque, chamado de Índios, também com 50 torres, entrará em funcionamento até o final do ano ou no início de 2007.

Comentários

Comentários