Procon RS assina acordo com operadoras para melhorar serviço ao consumidor
Em entrevista coletiva na sede do Procon, o titular da SJDH, Fabiano Pereira, afirmou que esse é um acordo para que toda a sociedade ganhe. Segundo ele, o termo é o passo inicial para que mais melhorias sejam feitas pelo setor no Estado. “Tínhamos o compromisso de fazer um acordo que servisse para o resto do Brasil. Ainda vamos formar um grupo de trabalho para evoluir no atendimento ao consumidor e diminuir o número de processos judiciais. É mais um passo importante para proteger o consumidor”, ressaltou Fabiano.
O diretor do Procon, Cristiano Aquino, coordenou o processo que culminou no acordo com as operadoras. Para ele, o acordo inaugura um novo momento da relação do setor de telefonia – um dos que mais recebe reclamações no país – com o consumidor. Segundo Aquino, há 16 milhões de consumidores de telefonia móvel no RS e 255 milhões no país.
“O consumidor precisa ter informação, precisa saber o que está comprando, e nós temos que garantir essa informação. Celebramos um grande ponto aqui hoje e nos deixa feliz a Anatel ter chamado para si a exigência dos planos de investimentos a partir do que foi feito em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul”, destacou Aquino. Ele lembrou, ainda, que as operadoras não têm obrigação de dar 100% de cobertura no país, mas que o consumidor precisa saber disso. Porém, ressaltou que o Procon seguirá na luta pela ampliação da área de abrangência no Estado.
O advogado do Sinditelebrasil, José Américo Leite Filho, também se disse satisfeito com o acordo. Ele ainda reafirmou a disponibilidade do sindicato para a construção de uma agenda positiva que produza mais avanços no setor.
O que diz o Termo de Ajustamento de Conduta:
– As operadoras se comprometem a anunciar em suas lojas próprias ou revendas autorizadas e nos contratos na venda da linha de telefonia e internet móvel informações sobre a área de cobertura desses serviços
– As operadoras devem afixam cartazes em suas lojas próprias ou revendas autorizadas orientando o consumidor a consultar se a sua região possui boa área de cobertura daquela operadora. A mesma informação deve ser repassada pelo atendente que fizer a venda da linha telefônica ou de internet móvel
– As operadoras devem enviar um SMS aos consumidores do RS informando o site em que estará disponível a área de cobertura de sinal de telefone e internet móvel
– As operadoras devem realizar campanha de divulgação em rádio, TV e jornal informando o acordo e suas obrigações
– As operadoras terão que apresentar ao Procon RS o Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal aprovado pela Anatel
– As operadoras se comprometem a qualificar o seu atendimento e, assim, reduzir o número de atendimentos do Procon por causa de problemas no setor
– O consumidor ficará isento de pagar multa de fidelização pelo desconto concedido na compra de banda larga 3G ou modem USB se o serviço não funcionar em até 15 dias da contratação ou o uso não ultrapassar 250 megabytes, desde que ele devolva ou pague o modem
– O consumidor poderá pleitear desconto proporcional em caso de indisponibilidade do serviço por período igual ou superior a duas horas
– As operadoras irão custear projetos de educação para o consumo no valor total de R$ 200 mil
– O Sinditelebrasil confeccionará 75 mil cartilhas com informações sobre os serviços de telefonia e internet móvel para serem distribuídas no RS
– Criação de um Fórum ou Comitê Gestor Interinstitucional para resolução extrajudicial dos conflitos no setor de telefonia