Geral

Yeda e Olívio: a batalha final

Chegou o grande dia. Após muitas propostas, acusações mútuas, passeatas, carreatas, bandeiraços, o Rio Grande do Sul conhecerá o seu novo governante.

Superando as previsões inicias, nos quais davam conta que o atual governador Germano Rigotto estaria garantido no segundo turno, Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT), surpreenderam a todos e garantiram seu lugar na etapa seguinte.

O novo governador do Rio Grande do Sul deve ser conhecido até às 21h de hoje. A previsão é do Tribunal Regional Eleitoral.

Saiba mais:

Os eleitores que, por algum motivo, não puderam votar no primeiro turno podem votar normalmente neste domingo. O título eleitoral só é cancelado depois que o eleitor deixa de votar por três vezes consecutivas.

Quem perdeu o título, poderá votar apenas com a carteira de identidade ou com documento com fotografia. É possível votar usando short, bermuda ou sandália. Porém, trajes de banho não serão tolerados. Se o eleitor estiver apenas de sunga ou biquíni, pode ser impedido de votar.

O voto é obrigatório para os brasileiros natos ou naturalizados com idades entre 18 e 70 anos. E facultativo para analfabetos, jovens maiores de 16 anos e menores de 18 anos, e idosos com mais de 70 anos.

Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral hoje poderá apresentar a justificativa até 27 de dezembro. O procedimento deve ser feito em qualquer seção eleitoral no dia da votação e em postos da Justiça Eleitoral até o fim do prazo. O título só é cancelado depois que o eleitor deixa de votar por três vezes consecutivas.

Reveja as condutas que a lei considera crimes no dia das eleições

Comentários

Comentários