SDR debate ações de incentivo à cultura da cebola do litoral do Estado
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), recebeu, nesta segunda-feira (03), a Câmara Temática da Cebola, formada por agricultores do litoral do Estado, para debater e apoiar o desenvolvimento da cebolicultura da região. Produtores dos municípios de São José do Norte, Mostardas e Tavares solicitam parceria com o Governo do Estado para suprir as principais demandas como: poços artesianos e de irrigação, regularização de terras, técnicos agrícolas e galpões para classificação e embalagem de cebolas. A produção diária chega a 50 toneladas/dia de cebolas na região.
O titutlar da SDR, Ivar Pavan, ressaltou a importância do apoio aos cebolicultores para a agricultura familiar. “A SDR encaminhará e analisará as reivindicações para contemplar, através de uma política social, os pequenos produtores rurais que cultivam cebola no litoral.”
Estiveram presentes no encontro pela SDR, Ronaldo de Oliveira, secretário adjunto, José Batista, diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Ederson Silva, diretor do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas, Joaquim Lopes, coordenador do comitê da produção de cebolas do litoral, representantes da Secretaria de Agricultura dos municípios de São José do Norte e Tavares e Celomar Mauch, técnico da Emater de São José do Norte.