Desarticulada quadrilha que agia em redes sociais
Algumas vítimas são do Estado do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo e possivelmente de outros Estados. Os golpitas obtiveram um lucro de cerca de 200 mil reais com o golpe entre o ano de 2011 e 2012, informou o Delegado Leonel Baldasso.
Os estelionatários criavam um perfil falso em redes sociais, com fotografia de um modelo bem afeiçoado. O alvo eram mulheres divorciadas, viúvas e eram convencidas a depositarem grandes somas em dinheiro em contas correntes de instituições bancárias de Esteio, sob promessa de casamento.
Os golpitas agiam em conjunto e as vítimas, caso desistissem de depositar o dinheiro nas contas bancárias, eram ameaçadas de terem suas imagens do rosto em montagem em fotografias pornográficas e espalhadas pela internet.
Uma vítima do Estado de São Paulo perdeu dezesseis mil reais. Outra mulher do Estado do Rio de Janeiro teve um prejuízo de mais de cem mil reais.
A Polícia Civil ainda não tem como apurar o total de vítimas. Em cumprimento a mandados de busca e apreensão, na Rua Pedro Alvares Cabral, Vila Osório e Rua Rio Grande, centro,Esteio, foram apreendidos vários computadores e recibos bancários. A Polícia Civil está encaminhando o pedido de prisão preventiva dos envolvidos e considera elucidado o crime. Na próxima quinta-feira, um dos principais suspeitos, que seria o mentor da fraude, prestará depoimento da Delegacia de Polícia de Esteio.
Esta pessoa teria gastado muito dinheiro em viagens pelo Brasil, festas, casas noturnas e jogos de azar e estaria endividada, conforme documentos apreendidos nas buscas.
A Polícia esteiense efetivou contato com a Polícia do Paraná e está aguardando documentos referentes a outra mulher vítima naquele Estado, no golpe conhecido como ” galã do facebook “. A Polícia Civil alerta para que não se mantenha relações de amizades e contatos de qualquer espécie com desconhecidos pela rede mundial de computadores.