Relatos de pescadores do litoral são apresentados ao ministro da Pesca
O parlamentar relatou as humilhações cometidas pelos agentes públicos que, em São José do Norte, no litoral gaúcho, como as invasões de casas sem mandato judicial, o recolhimento de redes, geradores, combustível e camarão.
O ex-presidente do Ibama e secretário da pasta, Américo Tunes, se comprometeu em buscar ainda nesta semana explicações junto ao atual presidente do órgão e também ao responsável pela fiscalização na Patram. De acordo com Tunes, as informações serão repassadas de pronto ao gabinete do deputado.
“O aparato da fiscalização transforma esses pescadores humildes em bandidos. São helicópteros, lanchas, armas de grosso calibre para abordar trabalhadores de mãos calejadas que apenas estão exercendo seu trabalho. Não somos contra a fiscalização ou punição dos erros, mas não toleramos a arbitrariedade”, desabafou Alceu Moreira.
Sobre a instrução normativa 3, de fevereiro de 2004, Crivella afirmou que deve levar o item para debate no próximo encontro técnico do ministério, que deve ocorrer ainda em março.
O ministro também sugeriu que o próprio deputado participe da reunião, acompanhado de um representante dos pescadores, para explicar.
“Falta um parâmetro. O camarão tem que ser pescado quando estiver no tamanho correto e não numa data específica, até porque o clima influencia diretamente no processo”, comentou Alceu Moreira, que teve a compreensão do ministro.