Geral

Emater/RS-Ascar faz levantamento para implantação de rede de água em Santo Antônio da Patrulha

José Ferreira Quiles e a esposa vivem há 13 anos na comunidade do Monjolo, em Santo Antônio da Patrulha, e convivem com o drama da falta de água encanada. “Estamos reivindicando isto há tanto tempo, e a nossa mobilização nos fez conseguir a rede de água”, comenta José, que é presidente da Associação Comunitária do Monjolo. Segundo ele, a maioria dos moradores tem poço artesiano ou pega água direto nas vertentes.

O presidente da Associação Comunitária acompanhou nessa quarta-feira (17), o levantamento topográfico para instalação de rede de distribuição de água no meio rural feito pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Danilo Rocha Leal, Flademir Heleno Schmidt, Paulo Rojahn, Augusto Pereira de Oliveira e Marcos Sander, além de funcionários da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

O mutirão para realização do levantamento topográfico iniciou-se no dia 16 de abril e deve se estender por mais duas semanas. A atividade prevê o cálculo do comprimento e diâmetro da tubulação e a avaliação do número de caixas d'água e de bombas.

Além da comunidade do Monjolo, o levantamento está sendo feito nas comunidades de Montenegro, Portão, Lagoa, Arroio Madeira, Içara, Agasa, Evaristo, Catanduvinha, Pinheirinhos, Rincão do Herval e Palmeira Sertão. A rede de distribuição vai beneficiar 819 famílias – já cadastradas pela Prefeitura – totalizando 4065 pessoas.

A rede de água será instalada, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Flademir Heleno Schmidt, graças a um recurso de R$ 900 mil da Consulta Popular aprovado para o município. Schmidt salienta que esta é uma reivindicação antiga das comunidades do meio rural, sendo apontada como prioridade por elas desde o ano de 2000.

Comentários

Comentários