Geral

Conferência Municipal das Cidades aponta as prioridades em Santo Antônio da Patrulha

Reunida no último dia nove na Câmara de Vereadores, a 5ª Conferência Municipal das Cidades elencou as prioridades do município de Santo Antônio da Patrulha.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social teve as presenças do vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus (naquele momento representando o prefeito Paulo Bier que estava em Brasília), presidente da Câmara, vereadora Margarete de Oliveira Pereira, secretário do Desenvolvimento Social Antônio Tadeu das Neves, professor do Campus da Furg-SAP Antônio Valente, palestrante professor Glauber Acunha Gonçalves e a coordenadora da Habitação Rosângela Terezinha dos Santos.

Os trabalhos presididos pelo secretário do Desenvolvimento Social Tadeu Neves, foram desenvolvidos a partir do lema “Quem muda a cidade somos nós”, com o tema “Implantar política de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano”.

O secretário falou sobre a importância das idéias e sugestões que partem da comunidade, cabendo ao Poder Público, sua aplicação através de políticas públicas que promovam o bem estar e a qualidade de vida dos moradores da cidade. A presidente da Câmara propôs uma reflexão sobre a cidade que temos, colocando o Legislativo à disposição dos encaminhamentos e interesses para a melhoria da qualidade de vida da comunidade patrulhense.

O prefeito em exercício destacou a necessidade de que as decisões sobre os rumos da cidade não fiquem centrados apenas nos Poderes Executivo e Legislativo. “É necessário a participação da comunidade, as suas sugestões e, principalmente o seu comprometimento no desenvolvimento das políticas públicas.” Destacou a importância dos investimentos na cidade para assegurar maior qualidade de vida à população, porém destacou as dificuldades orçamentárias para a realização de ações mais efetivas. Em sua palestra o professor Glauber abordou o tema “Inteligência Territorial e seu impacto sobre as políticas de planejamento urbano”. Branquinho defendeu a necessidade de um crescimento ordenado e as potencialidades do município nas áreas social, ambiental, cultural e histórica. A coordenação dos trabalhos da conferência esteve a cargo do professor Antônio Valente, da FURG.

O palestrante elogiou o município de Santo Antônio destacando “a exuberância da Natureza e sua localização geográfica entre a capital, a serra e o mar. Glauber Acunha Gonçalves discorreu sobre a necessidade de que o planejamento da cidade seja definido por processos endógenos, com efetiva participação da comunidade. Ele entende que quando uma população decide sobre a vocação da cidade, diminuem-se os riscos da perda de controle do território.

PRIORIDADES

Ao final foram elencadas cinco prioridades em Santo Antônio da Patrulha:
Captação de recursos voltados ao planejamento urbano, prevendo orientações e mobilização da comunidade na participação da cidade que queremos; atualização e capacitação dos profissionais que atuam na área municipal de Desenvolvimento Urbano; atualização e controle das informações do território municipal; revisão e atualização do Plano Diretor Municipal de 2006 e por fim, integração dos planos de desenvolvimento existentes no município, entre os quais planos de bacias hidrográficas, plano de habitação, plano diretor, Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade, etc.

Comentários

Comentários