Conferência Municipal das Cidades aponta as prioridades em Santo Antônio da Patrulha
O evento, coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social teve as presenças do vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus (naquele momento representando o prefeito Paulo Bier que estava em Brasília), presidente da Câmara, vereadora Margarete de Oliveira Pereira, secretário do Desenvolvimento Social Antônio Tadeu das Neves, professor do Campus da Furg-SAP Antônio Valente, palestrante professor Glauber Acunha Gonçalves e a coordenadora da Habitação Rosângela Terezinha dos Santos.
Os trabalhos presididos pelo secretário do Desenvolvimento Social Tadeu Neves, foram desenvolvidos a partir do lema “Quem muda a cidade somos nós”, com o tema “Implantar política de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano”.
O secretário falou sobre a importância das idéias e sugestões que partem da comunidade, cabendo ao Poder Público, sua aplicação através de políticas públicas que promovam o bem estar e a qualidade de vida dos moradores da cidade. A presidente da Câmara propôs uma reflexão sobre a cidade que temos, colocando o Legislativo à disposição dos encaminhamentos e interesses para a melhoria da qualidade de vida da comunidade patrulhense.
O prefeito em exercício destacou a necessidade de que as decisões sobre os rumos da cidade não fiquem centrados apenas nos Poderes Executivo e Legislativo. “É necessário a participação da comunidade, as suas sugestões e, principalmente o seu comprometimento no desenvolvimento das políticas públicas.” Destacou a importância dos investimentos na cidade para assegurar maior qualidade de vida à população, porém destacou as dificuldades orçamentárias para a realização de ações mais efetivas. Em sua palestra o professor Glauber abordou o tema “Inteligência Territorial e seu impacto sobre as políticas de planejamento urbano”. Branquinho defendeu a necessidade de um crescimento ordenado e as potencialidades do município nas áreas social, ambiental, cultural e histórica. A coordenação dos trabalhos da conferência esteve a cargo do professor Antônio Valente, da FURG.
O palestrante elogiou o município de Santo Antônio destacando “a exuberância da Natureza e sua localização geográfica entre a capital, a serra e o mar. Glauber Acunha Gonçalves discorreu sobre a necessidade de que o planejamento da cidade seja definido por processos endógenos, com efetiva participação da comunidade. Ele entende que quando uma população decide sobre a vocação da cidade, diminuem-se os riscos da perda de controle do território.
PRIORIDADES
Ao final foram elencadas cinco prioridades em Santo Antônio da Patrulha:
Captação de recursos voltados ao planejamento urbano, prevendo orientações e mobilização da comunidade na participação da cidade que queremos; atualização e capacitação dos profissionais que atuam na área municipal de Desenvolvimento Urbano; atualização e controle das informações do território municipal; revisão e atualização do Plano Diretor Municipal de 2006 e por fim, integração dos planos de desenvolvimento existentes no município, entre os quais planos de bacias hidrográficas, plano de habitação, plano diretor, Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade, etc.