Educação

Vereador de Santo Antônio quer bicicletas para estudantes

O vereador Paulo Telles “Gonha” (PTB) solicitou ao Poder Executivo que este busque, através do Fundo Nacional de Educação (FNDE), a contemplação de bicicletas escolares para atender aos estudantes das escolas de Santo Antônio da Patrulha. O pedido foi realizado através de indicação apresentada na reunião ordinária da Câmara de Vereadores realizada no dia 5 de agosto.

De acordo com Gonha, o pedido pode ser realizado através do programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo FNDE, e atenderia estudantes de diversas comunidades de SAP. “Os alunos que moram a pequenas e médias distâncias das escolas poderão utilizar um meio de transporte que não agride o meio ambiente e que ainda proporciona uma atividade física saudável. Nas zonas rurais, a bicicleta escolar pode auxiliar os estudantes a chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar”, destaca ele.

O vereador também expôs que é o governo municipal que decide em quais escolas serão utilizadas as bicicletas e como elas serão cedidas aos estudantes. “O FNDE recomenda duas formas: o município pode ceder as bicicletas aos alunos e fazer verificações periódicas de seu estado de conservação ou pode prever uma futura doação definitiva após dois ou três anos de uso, desde que o referido estudante tenha assiduidade e boas notas comprovadas”, explicou Gonha.

Bicicleta escolar
Criado em 2007, o programa Caminho da Escola foi ampliado em 2010 para dar aos estudantes uma nova alternativa de acesso às escolas públicas: a bicicleta escolar. Esta ação foi concebida após estudos realizados pelo FNDE mostrarem que muitas crianças percorrem a pé, diariamente, de três a 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar. Com a bicicleta, o esforço diário desses alunos diminui, possibilitando a melhoria de seu desempenho escolar.

Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta escolar já está disponível para que estados e municípios possam comprá-la com recursos próprios. A bicicleta do Caminho da Escola também passou por teste de campo em 22 municípios das cinco regiões do país. No teste, os estudantes aprovaram o novo veículo.Junto com as bicicletas, o FNDE doa capacetes, para reforçar a segurança dos estudantes.

Em 2011, o governo federal divulgou uma nova ação em relação ao Caminho da Escola: a doação, pelo FNDE, de bicicletas para municípios com até cinco mil alunos matriculados na rede pública de educação básica.

Comentários

Comentários