Estudantes de Osório recebem premiações de reconhecimento internacional - Litoralmania ®
Educação

Estudantes de Osório recebem premiações de reconhecimento internacional

Os alunos do Câmpus Osório provaram novamente que o estímulo à pesquisa e à extensão – proporcionada pela instituição paralelamente ao ensino – são fundamentais para viabilizar a difusão do conhecimento e apontar ações transformadoras para a sociedade. Com trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento, e levados ao público em importantes eventos científicos de reconhecimento nacional e internacional durante a última quinzena de outubro, os estudantes receberam premiações que podem mudar suas vidas.

Mostratec
Na 28ª edição da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul, realizada em Novo Hamburgo de 20 a 25 de outubro, os jovens cientistas do Câmpus Osório levaram dois projetos, que se somaram aos mais de 350 apresentados no evento.

Com o trabalho “Utilização da casca do abacaxi para o desenvolvimento de produtos de panificação”, orientado pela professora de Panificação e Confeitaria Flávia Twardowski Pinto, os estudantes André Berzagui, Mariane Palacios e Yasmin Pereira conquistaram o 3° lugar na área Bioquímica e Química. Além disso, o grupo conquistou o Prêmio Univates de Tecnologia em Alimentos, que concedeu três bolsas de estudo integrais para o curso de Engenharia de Alimentos ou Química Industrial, na referida universidade. O trabalho foi realizado em parceria com a Ufrgs, com apoio da professora Simone Hickmann Flôres e da doutoranda Tainara Crizel.

“É uma felicidade que não cabe no peito, por mais um sonho encaminhado. Agora vejo que todo o esforço e dedicação valeram a pena” – ressaltou a bolsista Yasmin. Sua colega, Mariane, também expôs seu sentimento: “Voltar da Mostratec mais uma vez com prêmio é muita alegria, muito aprendizado e experiências novas. Só tenho a agradecer a todos que contribuem com o nosso trabalho”.

A aluna Jade Garcia também tem o que comemorar. O projeto “Alimentação e medicina tradicional da comunidade indígena Sol Nascente, Osório, Rio Grande do Sul”, orientado pela professora de Biologia Daniela Sanfelice, teve como premiação o credenciamento para apresentação no Acampamento Científico em Entre Rios, na Argentina em 2014. São coautores deste trabalho, a farmacêutica Clarice Machado Azevedo (Jardim Botânico/FZBRS) e a professora da aldeia Josieli Silva, e coorientadores os professores Marcos Schmidt de Aguiar (Geografia) e Tina Hatem (Artes).

“Estou irradiando felicidade pela premiação e participação neste evento, que para mim será inesquecível, principalmente pela integração com estudantes de outros países” – destacou Jade, que assim como os outros participantes, guarda com carinho as fotos tiradas com jovens do Cazaquistão, Indonésia, Holanda, Turquia, Egito, Paraguai, Peru, Argentina, Colômbia, México, Chile e de outras partes do Brasil.

Para a diretora de Pesquisa do Câmpus Osório e orientadora do projeto de panificação, professora Flávia, a classificação dos projetos do câmpus para a Mostratec é por si só uma grande conquista. “Este ano, cerca de 13 mil projetos participaram dos processos de seleção para o evento, de forma direta ou através de 98 feiras afiliadas. Se ter projetos classificados pelo terceiro ano consecutivo já é bom, imagina o que é receber premiações em dois anos” – comemorou.

Em meio a tantas emoções vividas, a professora Flávia e a aluna Mariane foram chamadas ao palco para falar sobre a importância de atuar como bolsista e o significado da bolsa do CNPq. As duas também realizaram a entrega das bolsas para os projetos contemplados com esta premiação.

Salão de Iniciação Científica, Salão Ufrgs Jovem e Mostra Científica do Câmpus Restinga

Dos seis projetos levados pelo Câmpus Osório para os eventos realizados na Ufrgs, de 21 a 25 de outubro, dois foram premiados como Destaque Ufrgs Jovem Pesquisador 2013. São eles: “História das instituições educacionais e seus acervos escolares na cidade de Osório RS”, apresentado pela aluna Nínive Girardi, sob orientação da professora de História Maria Augusta Martiarena; e “Experimentação Remota no Ensino de Física através do Arduino”, orientado pelo professor de Física TerrimarPasqualetto, coorientado pelo professor de Informática Marcelo Paravisi e de autoria dos alunos Dário Ribeiro e Tiago Gambim.

Sobre a conquista, a professora Maria Augusta destacou: “Esta premiação é de toda a equipe maravilhosa que atuou no projeto.Afinal, este é um belo trabalho em equipe!”.

No Salão de Iniciação Científica (Sic), evento voltado à apresentação de trabalhos desenvolvidos no ensino superior, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais foi representado pelo trabalho “Sociedade, Inovação e Energias Alternativas: o caso do litoral norte do RS”, de autoria da estudante Pamela Tais Henicka, com orientação dos professores Leandro Raizer (Sociologia) e Marcos de Aguiar (Geografia).

Trabalhos serão apresentados à comunidade osoriense na 3ª Moexp

Os projetos premiados do Câmpus Osório, bem como os demais trabalhos dos câmpus do IFRS e de outras instituições de ensino serão apresentados à comunidade na 3ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (Moexp). O evento acontece na sexta-feira, dia 08 de novembro, no Largo dos Estudantes, a partir das 15h.

O principal objetivo da Mostra é contribuir para a difusão dos conhecimentos produzidos nas dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, no âmbito das instituições de ensino técnico e superior.

No encerramento da Moexp estão programadas apresentações musicais e culturais, com o coro dos alunos do Câmpus Osório, grupo vocal dos servidores e a peça teatral “Homo alicis e os primatas”.

Comentários

Comentários