Em Mampituba agricultores utilizam o controle biológico para eliminar as lagartas do milho - Litoralmania ®
Geral

Em Mampituba agricultores utilizam o controle biológico para eliminar as lagartas do milho

Na próxima terça-feira, (25/02) a Emater/RS-Ascar de Mampituba estará realizando a entrega do segundo lote das vespas de Trichogramma ssp, que são utilizadas para o controle biológico das lagartas do cartucho e da espiga do milho.

No primeiro lote 10 agricultores encomendaram as vespas e estão utilizando-as em uma área que totaliza 19 hectares. Para o segundo lote, dois agricultores aderiram à campanha das vespas abrangendo mais três hectares.

No município, a campanha foi lançada oficialmente em setembro de 2013 e contou com a presença de cerca de 50 agricultores, que assistiram a apresentação sobre o controle biológico e relataram suas experiências com as vespas nas safras anteriores.

O controle biológico está sendo usado em Mampituba desde 2011, quando dois agricultores utilizaram de forma experimental os inimigos naturais para as pragas da lavoura de milho. Em 2013, 20 agricultores utilizaram as vespas, totalizando 48 hectares.

Com a finalidade de assegurar ao agricultor familiar um método seguro e eficaz no controle da lagarta do cartucho do milho, a Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promove a Campanha Estadual de Controle Biológico da lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) e da lagarta da espiga (Helicoverpa zea) com uso do Trichogramma spp.

De acordo com a Engenheira Agrônoma da Emater/RS-Ascar, Lauren Pettenon, o uso do controle biológico para os insetos indesejáveis é considerado um manejo de base ecológica eficiente, que promove a redução do uso de agrotóxicos, resultando na melhoria da qualidade de vida do agricultor, além de diminuir os custos de produção.

As encomendas das vespas para a segunda safra de milho ainda podem ser feitas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar ou pelo telefone (51) 3615-2151.

Comentários

Comentários