Vida & Saúde

Osório deverá vacinar 996 adolescentes contra HPV

O Ministério da Saúde, por meio do programa Nacional de Imunização amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrilavente (Tipos 16, 18 e 6) contra papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.

O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte entre as mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo de útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Por intermédio das Secretarias de Saúde e de Educação, de 10 de março a 10 de abril de 2014 ocorrerá a vacinação contra o HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade, nas escolas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo de útero, deverão tomar três doses da vacina contra HPV no seguinte esquema: (1ª dose), 6 meses 2ª dose e 60 meses (3ª dose, 5 anos após). No momento da vacinação, a adolescente deve ter consigo a Carteira de Vacina para que haja o registro da dose.

A vacinação das adolescentes ocorre sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o termo de recusa, devidamente preenchido e assinado.

A meta do município de Osório para esta campanha é vacinar 996 meninas de 11 a 13 anos. Para que a meta seja alcançada nesta campanha é decisivo que as adolescentes se vacinem nas escolas.

Comentários

Comentários