Empossado corpo diretivo do Campus Litoral Norte da UFRGS em Tramandaí
O Campus Litoral Norte começa as atividades acadêmicas com oferta de 150 vagas nos cursos de graduação realizados de forma interdisciplinar e mais 120 vagas para o curso de licenciatura em Educação no Campo. Carlos Alexandre Netto salientou que a instalação da unidade em Tramandaí cumpre dois objetivos atuais da universidade pública: a expansão e a interiorização. Segundo ele, no primeiro ano de seu mandato, foi procurado pela associação de prefeitos da região e neste ano, de comemoração do 80º aniversário da UFRGS, participa da concretização do projeto que leva a Universidade ao que chama de nova realidade: “Saímos da zona de conforto! Criar um Campus não é uma tarefa fácil, é preciso ter uma visão de futuro. Levar a UFRGS para o Litoral é levar a qualidade já reconhecida de nossa Universidade e dar oportunidade de progresso para região”, complementou.
O vice-reitor Rui Oppermann foi responsável pela coordenação do processo de instalação do Campus e reforçou que o projeto se tornou possível devido ao empenho da comunidade local, de vários servidores da universidade e do Ministério da Educação, num processo de construção coletiva: “Vamos estender a excelência do que a UFRGS vem fazendo, com a mesma qualidade, mas a partir da realidade de cada local”, destacou Oppermann. A nova diretora, Dalva Padilha, professora da Faculdade de Odontologia, assume o desafio de coordenar a instalação do primeiro campus fora de sede, ou seja, a primeira unidade com status de Campus fora de Porto Alegre. Em seu discurso, Dalva Padilha agradeceu aos participantes das comissões envolvidas nos projetos do novo campus e agradeceu à reitoria pela confiança: “Fico feliz com o convite para assumir esse enorme desafio e espero retribuir com trabalho e competência tamanha deferência”, confessou.
Infraestrutura e servidores
Segundo a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), chamamentos de técnicos e professores aprovados em concursos anteriores foram realizados e nomeações para o novo campus devem acontecer ainda no mês de março. Concursos específicos também devem ser promovidos para formação quadro de servidores no Litoral Norte.
Na parte estrutural, a Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA) informa que realiza, numa primeira etapa, reforma das atuais instalações incluindo alvenaria, telhado, pintura e manutenção da rede elétrica externa, além da instalação de telefones e compartilhamento da rede de dados. E aguarda trâmites de licitação para início da execução da pavimentação, das instalações elétricas internas, a implementação da rede de dados e a aquisição e instalação de equipamentos de ar condicionado. A equipe técnica é composta de servidores lotados em Tramandaí, além de postos de trabalho terceirizados e contratação de serviços especializados.