Sartori visita litoral e ouve queixas sobre estradas, saneamento e segurança
O roteiro pelo litoral começou na sexta-feira (04), depois do registro das candidaturas na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Porto Alegre. Os candidatos da coligação “O Novo Caminho para o Rio Grande” – formada pelo PMDB, PSD, PSB, PPS, PHS, PSL, PT do B e PSDC – passaram por Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Cidreira, Tramandaí, Osório e Capão da Canoa.
GLORINHA – Em reunião-almoço com cerca de 30 lideranças do município, na Cantina da Glorinha, na rodovia RS-030, foi destacado o entrave acarretado pela aprovação e manutenção de projetos da prefeitura no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS). Junto com o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) e integrantes da coligação, Sartori ainda visitou a Paróquia Nossa Senhora da Glória.
SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA – Após percorrer o comércio local e visitar comerciantes na rodoviária, a comitiva seguiu para a empresa Argos Guindastes, que emprega 200 trabalhadores e arrecada o equivalente à soma recolhida por todos os segmentos de serviços, comércio e setor primário do município. “Este é o Rio Grande que dá certo, que investe e aposta na força da comunidade. Mas que também sofre com a tributação excessiva do governo, que não pode atrapalhar quem produz”, enfatizou Sartori. Na sequência, os candidatos concederam entrevista ao jornal local e reuniram-se com apoiadores dos partidos da coligação, com os quais também assistiram à transmissão do jogo da Seleç&ati lde;o Brasileira com a Colômbia.
CIDREIRA – Sexta-feira à noite, Sartori participou de encontro partidário com mais de 300 filiados. A reunião foi coordenada pelo prefeito Beto Pires (PMDB) e o presidente municipal do partido, Tomé Cardoso. Com relação às queixas de falta de infraestrutura, o candidato peemedebista afirmou: “O grande desafio é o governo operar e criar condições para voltarmos a investir. Vamos fomentar as parcerias através de consórcio com os municípios”. Já o candidato a vice-governador José Cairoli acrescentou: “O Rio Grande perdeu posição econômica e política para outros estados. Chegou a hora de modificar esse quadro, com gestão e controle das finanças, e de não utilizar o Estado com cunho ideológico, como vem acontecendo”. Beto Albuquerque salientou o papel decisivo do Senado em projetos para o Rio Grande. “Quero ser senador pelo meu Estado, e não de um partido. Desejo contribuir com dinamismo e debater as questões que os gaúchos necessitam. Vou lá, com 51 anos, para trabalhar, e não, ao final de carreira, buscar um lugar para me aposentar”, ressaltou.
OSÓRIO – No sábado, a comitiva esteve em pontos comerciais e no Diretório Municipal do PMDB em Osório. Foi realizada uma caminhada por ruas da cidade com integrantes da Executiva Municipal do PMDB e houve também um encontro com a militância, na Feira Popular, onde os candidatos mantiveram contato com expositores e produtores na Festa do Agricultor. Em reunião informal com vereadores e lideranças, foram expostas as dificuldades para promover obras viárias de ligação entre os municípios da região.
TRAMANDAÍ – Em breve encontro com prefeitos, vereadores e lideranças do Litoral Norte, Sartori recebeu apoio dos membros dos partidos que fazem parte da coligação e concedeu entrevista à rádio local. Também visitou a 25ª Festa Nacional do Peixe e conversou com expositores, operários e pescadores.
CAPÃO DA CANOA – Os candidatos participaram de dois eventos no município, no final da tarde de sábado. Em encontro com empresários integrantes da Associação dos Construtores e Incorporadores da Construção Civil de Capão da Canoa (Associc), presidida por Claudiomir Zanini, Sartori explicou a mobilização que está sendo feita para o recebimento de propostas da população ao plano de governo, por meio do projeto Conexões RS, na internet. Disse que essa ferramenta vem trazendo contribuições de todos os setores da sociedade. E ressaltou: “Ou se faz a boa política, com proposições sérias e com comprometimento junto aos gaúchos, ou predominará a má política. É preciso modificar essa realidade, e percebo que há um sopro por mudança no Rio Grande”. O segundo compromisso foi um ato partidário no Salão Paroquial São Jorge, com a presença de cerca de 50 apoiadores, convidados por Sartori a se mobilizar e multiplicar ações de campanha pela vitória da coligação nas eleições majoritária e proporcionais.