Educação

UFRGS inicia implantação de curso em SAP

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferecerá o curso “Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural” no Pólo de Santo Antônio da Patrulha, com 50 vagas. A seleção dos tutores presenciais foi feita pela universidade e divulgada dia 19 de abril.

A coordenadora do Pólo, Dilce Eclai, acredita no trabalho comprometido dos tutores para que o desafio da oferta do ensino superior em Santo Antônio se concretize beneficiando não só a cidade, mas vários municípios vizinhos. Já para o prefeito, Daiçon Maciel da Silva, o curso de Planejamento e Gestão tem um potencial de provocar mudanças e inovações na produção agrícola da região.

De acordo com o projeto a ser implantado, o objetivo visa compreender e analisar a realidade local e regional, capacitando os estudantes no assessoramento destas coletividades. Outro ponto destacado é a formulação de políticas públicas, proporcionando também uma visão ampla e crítica da questão ambiental e suas articulações com o desenvolvimento, a gestão e o planejamento rural.

Quem são os tutores?

Alexandre Gomes da Silva é Engenheiro Agrícola pela  ULBRA com Mestrado em Engenharia: energia, ambiente e materiais. Sua dissertação versa sobre “Análise da sustentabilidade energética em micro destilarias de aguardente”. Coordena grupos de pesquisa na ULBRA de Canoas e responde pelo Departamento de Meio Ambiente de Santo Antônio.

Luciana Fofonka é professora Mestra da rede estadual de ensino fundamental e médio, licenciada em Biologia pela UNISINOS, pós graduada em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle de Canoas, Mestra em Geografia pela UFRGS.  Sua dissertação de Mestrado versa sobre “Espaço agrícola, ambiente e agroecologia: incidência de moscas das frutas nos pomares de laranja de Caraá”.

Organização Pedagógica do Curso

O curso está organizado em cinco eixos temáticos totalizando 26 componentes curriculares, mais estágio supervisionado e trabalho de conclusão, distribuídos em 3 anos de estudos.

Os eixos temáticos foram estruturados de forma a permitir a análise de situações concretas oriundas da realidade local e regional.

1-Eixo temático “Básico”

-Instrumentalização  para o ensino a distância.

-Teorias do Desenvolvimento.

-Dinâmica e diferenciação dos sistemas agrários

-Agricultura e sustentabilidade.

-Organização social e movimentos sociais rurais.

-Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais do mundo rural.

-Métodos de pesquisa.

-Tópicos especiais I (temáticas agrárias locais)

-Seminário integrador

2-Eixo temático “Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural”

-Estado e políticas públicas.

-Políticas públicas e desenvolvimento rural no Brasil.

-Questão agrária e legislação ambiental.

-Planejamento e gestão de projetos para o desenvolvimento rural.

-Seminário integrador II.

3-Eixo temático “Unidades de produção agrícola”

-Gestão e planejamento de unidades de produção agrícolas.

-Mercados e comercialização de produtos agrícolas.

-Elaboração e avaliação de projetos para a agricultura.

-Estágio supervisionado.

4-Eixo temático “Organizações agroindustriais”

-Gestão e planejamento de organizações agroindustriais.

-Mercados e comercialização de produtos agroindustriais.

-Elaboração e avaliação de projetos agroindustriais

-Estágio supervisionado II.

5-Eixo temático “Profissional”

-Elaboração de Monografia

-Comunicação e participação

-Tópicos especiais II

-Seminário integrador III

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